Mineiro Jardel Pedrosa é eleito o melhor professor do Brasil em 2023

O professor de Minas Gerais disputou o título com mais de 2 mil indicações de todo o país (Arquivo Pessoal/Divulgação)

O professor de inglês Jardel Ferreira Pedrosa, de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi eleito o Professor do Ano de 2023, pelo portal Toda Matéria. O professor da rede estadual superou 2.851 indicações de todo o país, destacando-se por sua abordagem inovadora no ensino.

Há mais de duas décadas, Jardel deu vida ao “Clip Project”, um projeto pioneiro em escolas públicas que integra a língua inglesa, artes e educação física. O objetivo não é apenas ensinar uma língua estrangeira, mas promover a interdisciplinaridade como uma ferramenta para construir uma sociedade inclusiva e consciente.

Ao falar sobre a iniciativa, Jardel destaca a importância para os alunos. “Eles aprendem a trabalhar em equipe e têm experiências em diferentes áreas. Tenho alunos que seguiram o caminho da arte ou do marketing por causa do projeto”, declara.

Emocionado com a conquista, Jardel dedica o prêmio aos estudantes envolvidos. Lecionando na Escola Estadual Amélia Santana Barbosa por 13 anos, ele agora educa a segunda geração de alunos, testemunhando a transformação de jovens inicialmente desconectados em participantes altamente envolvidos ao final do curso.

O projeto já deixou sua marca em mais de 17 mil alunos. “O Clip Project surgiu em 1998, à época da ‘geração MTV’. Aos poucos, ele foi pegando forma e aumentando através das parcerias com professores de outras áreas”, conta Jardel.

O vencedor deste ano, além do certificado do Prêmio Toda Matéria, recebe ainda um computador portátil, um smartphone, um kit de materiais da Faber-Castell, um kit especial da Estante Virtual e um vale-viagem no valor de R$ 5 mil. 

Clip Project

A gincana para alunos do 3º ano conta com quatro etapas: produção de um clipe sobre o tema escolhido; uma revista digital bilíngue contando o processo de criação; a divulgação do trabalho por meio de estratégias de marketing; e uma coreografia. O professor explica que, desde que iniciou o Clip Project, os temas dos clipes nunca se repetiram.

Cada aluno tem que exercer pelo menos duas tarefas ao longo do projeto que dura em torno de 4 meses. Neste ano, o tema escolhido foi inspirado nos filmes de Tim Burton. Em relação ao tema do ano que vem, Jardel o revelou em primeira mão ao BHAZ. A previsão é que 11 turmas participem do projeto no próximo ano.

“Os futuros alunos do último ano do ensino médio já estão ansiosos para o projeto. Eles terão que apresentar sobre o calendário americano, no qual cada turma será uma datata comemorativa, como Natal, Saint Patrick, Halloween, entre outras”, afirma.

O intuito do projeto é proporcionar não apenas uma educação linguística aprimorada, mas também uma compreensão mais profunda das artes, cultura e responsabilidade ambiental. Jardel enxerga seu projeto como uma ponte para a criatividade individual, construindo uma sociedade plural e promovendo o respeito às diferenças.

Ao longo dos anos, Jardel enfrentou desafios, mas sua dedicação inabalável e entusiasmo sustentaram o sucesso contínuo do projeto. Agora, com o reconhecimento como Professor do Ano, ele vislumbra o futuro do “Clip Project” como uma iniciativa educacional de destaque, moldando o caminho para uma educação mais holística e impactante.

Portal Toda Matéria

O Toda Matéria é uma site com conteúdos escolares destinados ao apoio à educação no Brasil. Criado em 2011 pela empresa de mídia digital 7Graus, o site tem o intuito de auxiliar estudantes, professores e pesquisadores no processo de aprendizagem e ensino, proporcionando informações fidedignas sobre temas variados. 

O portal é elaborado por uma equipe de professores, pesquisadores e gestores que produzem, editam, revisam e atualizam os conteúdos permanentemente.

Edição: Roberth Costa
Amanda Serrano[email protected]

Foi estagiária do Jornal Estado de Minas e da TV Band Minas. Também trabalhou na assessoria política. Atualmente é repórter do Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!