Lista suja do trabalho escravo: Minas Gerais lidera com novos empregadores ‘fichados’

lista suja trabalho escravo
Minas Gerais lidera novas autuações na lista suja do trabalho analógo à escravidão (Imagem ilustrativa/MPT/Divulgação)

O Governo Federal divulgou, nesta quinta-feira (5), a atualização da “lista suja” de empregadores flagrados mantendo trabalhadores em situações análogas à escravidão. Minas lidera o ranking de novas inclusões, com 37 empregadores adicionados na última versão do levantamento.

A atualização do cadastro conta com 204 novos nomes, totalizado agora 473 empregadores autuados após passarem por processos de defesa em duas fases administrativas. As informações são da Réporter Brasil.

A lista suja do trabalho analógo à escravidão é atualizada a cada seis meses, com empregadores sendo retirados e inseridos. A versão anterior foi lançada em abril.

Minas Gerais lidera novas autuações

Segundo o levantamento, Minas Gerais lidera o ranking de novas autuações com 37 empregadores incluídos na lista suja. São Paulo aparece em segundo lugar, com 32. Veja o ranking abaixo:

Minas Gerais: 37
São Paulo: 32
Bahia e Piauí: 14
Maranhão: 13
Goiás: 11

O levantamento ainda atualiza o tipo de atividade dos empregadores autuados. A maior parte deles trabalha com produção de carvão vegetal (23), criação de gado para abate (22), serviços domésticos (19), cultivo de café (12) e extração e britagem de pedras (11).

A lista suja do trabalho análogo à escravidão pode ser conferida neste link na íntegra.

Grupo Heineken tem cervejaria na lista suja

A cervejaria Kaiser, do grupo Heineken, foi incluída na lista por conta de uma atuação de 2021. Na ocasião, auditores flagraram trabalhadores estrangeiros, 22 venezuelanos e 1 haitiano, em condições analógas à escravidão em uma tranportadora ligada à cervejaria. Alguns deles não tinham onde dormir e passavam a noite dentro dos caminhões que dirigiam, além de não terem descanso semanal remunerado.

O BHAZ procurou a cervejaria e aguarda retorno. A reportagem será atualizada tão logo a demanda seja respondida.

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!