Minas Gerais distribui vacinas para aplicação da 4ª dose contra a Covid-19 em idosos

Vacinas já podem ser retiradas pelos municípios
Vacinas já podem ser retiradas pelos municípios (Fábio Marchetto/SES-MG)

O Governo de Minas Gerais iniciou, nesta terça-feira (29), a distribuição vacinas da AstraZeneca destinadas à aplicação da 4ª dose contra a Covid-19 em idosos. A separação dos 533.305 imunizantes para os municípios é realizada pela SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais). A segunda dose de reforço será em pessoas com 80 anos ou mais.

A quantidade distribuída pelo estado é suficiente para imunizar todo o público-alvo em Minas, estimado em 531.564 pessoas, segundo dados da Fundação João Pinheiro. Este é o 98º lote de vacinas do Ministério da Saúde e foi entregue no fim da tarde da segunda-feira (28), na capital mineira. 

A distribuição das vacinas começou após acondicionamento e conferência dos imunobiológicos. As Unidades Regionais de Saúde de Belo Horizonte e de Governador Valadares já retiraram as doses referentes aos municípios de sua abrangência, bem como a própria capital do estado. As demais unidades estão agendando a retirada nos próximos dias.

Vacinação de acamados em BH

Na capital mineira, a PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) abriu o cadastramento para pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida que desejam receber a vacina contra a gripe em casa. O cadastro deve ser feito por meio do portal da prefeitura ou diretamente nos centros de saúde de referência.

A vacinação domiciliar é exclusivamente para pessoas que não têm condições de comparecer às unidades físicas. A campanha de vacinação contra a gripe deste ano começará no dia 4 de abril e irá até 3 de junho, seguindo as definições do Ministério da Saúde. A meta é vacinar pelo menos 90% do público alvo.

A partir do momento que os municípios receberem as doses da vacina, a imunização será escalonada e os dias para cada faixa etária definidos. As convocações serão feitas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Edição: Giovanna Fávero
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!