Mineiro ensina cachorrinho a reconhecer comandos em Libras e cena encantadora viraliza

cachorrinho libras
O pug Victor Hugo, de 10 meses, já sabe quando é para se sentar, passear e até a hora de comer seus biscoitos (Benício Bruno/Arquivo pessoal)

Um morador de Alfenas, no Sul de Minas, encantou as redes sociais nesta semana ao publicar um vídeo em que chama o seu cachorrinho para passear com comandos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para a surpresa dos internautas, o animal não apenas entende os comandos do tutor como também pede, empolgado, para que ele pegue a coleira que está pendurada em uma parede.

Ao BHAZ, Benício Bruno, que é surdo, conta que seu bichinho tem aprendido cada vez mais a linguagem, que ele ensina na Unifal (Universidade Federal de Alfenas). O pug Victor Hugo, de 10 meses, já sabe identificar quando é para se sentar, passear e até a hora de comer seus biscoitos.

“Ele já percebe que eu, enquanto tutor surdo, me comunico com ele através de outra língua. Já aconteceu de eu fazer sinal de biscoito e ele ir até a vasilha, eu vou conversando com ele e às vezes eu nem mostro o objeto. Falo ‘onde tá o biscoito?’ e ele já começa a compreender também esses outros sinais”, explica Benício.

Comunicação visual

O professor conta que o adestramento ocorre de forma bem simples: ele apenas faz o gesto e mostra ao cachorro o objeto que está relacionado com o sinal. Em alguns casos, o próprio Victor é que busca compreender o que está ocorrendo ao seu redor para acionar o tutor.

“Aqui em casa tem dois andares, então ele percebeu que na nossa comunicação ele precisa sempre estar no meu campo de visão para ser entendido. Quando chega alguém batendo palma é o Victor Hugo que acaba me avisando que tem alguém no portão, ele começa a latir e vem até a mim”, conta Benício.

O mineiro também lembra que existem animais surdos que se comunicam naturalmente através do olhar e que seus tutores devem se atentar a esses sinais. “A gente precisa incentivar a adoção de animais que tenham alguma necessidade específica. O animal é como se fosse um filho, ele traz muitas experiências significativas pra gente”, finaliza.

Repercussão

Desde que o vídeo foi publicado, Benício e Victor Hugo têm recebido diversos comentários positivos por conta interação entre eles. “Eu amei o Victor!!! A linguagem do amor é universal”, escreveu uma internauta. “Eles são muito inteligentes, aprendem rapidinho”, comentou outra. “Você é um excelente ‘papai de pet'”, brincou um terceiro.  

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!