Moradores participam de simulação de rompimento de barragens em três cidades mineiras

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/Divulgação

Moradores de Raposos, Nova Lima e Itabirito participaram, na tarde deste domingo (31), de um treinamento caso as barragens das cidades se rompam. Quatro barragens localizadas nas cidades atingiram alerta máximo de rompimento.

A população atendida nesses simulados foram moradores de localidades que se situam na mancha da inundação das barragens B3/B4, Forquilha I e Forquilha III, que tiveram seus níveis de segurança elevados de 2 para 3, fazendo sirenes soarem na noite de quarta-feira (27).

Trata-se do nível máximo, que significa risco iminente de ruptura. Na ocasião, a Vale explicou, em nota, que a ação foi necessária pois auditores independentes contratados informaram que essas estruturas não receberiam declarações de estabilidade, respeitando parâmetros da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Tenente coronel Flávio Godinho Pereira durante coletiva

Nos três simulados, a Defesa Civil esperava a participação de aproximadamente 11 mil pessoas. Contudo, de acordo com o tenente coronel Flávio Godinho Pereira, 7.964 pessoas participaram, uma adesão de 72%. Foram 65 militares trabalhando e outras 860 pessoas da Vale, 25 ambulâncias e uma aeronave.

“O simulado foi feito nas três cidades ao mesmo tempo, pois em datas anteriores o nível ter elevados. Precisávamos, o quanto antes, orientar essas pessoas para que elas pudessem ter a oportunidade de conhecer sua cidade e saber onde tem áreas seguras. Se a barragem se romper nesse momento, temos grande parte da comunidade que saberão para quais locais devem se deslocar”, explica o tenente.

Uma moradora de Itabirito, que não quis se identificar, contou como foi a experiência. “Sino da igreja tocando, sirenes ligadas. O povo que está na rua têm que pegar rota de fuga. Um dos pontos de encontro é em frente daqui de casa. São mais 13 pontos espalhados pela cidade”, relata.

Panfletos distribuídos em Itabirito (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/Divulgação)
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!