MP denuncia integrantes da Máfia Azul por assassinato de torcedor da Galoucura em ônibus

onibus-ataque-barreiro
Ônibus foi atacado por torcedores (Magno Dantas/Rede Globo)

Está em fase de alegações finais a denúncia oferecida pelo MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) contra seis torcedores da Máfia Azul pelo homicídio de um membro da Galoucura e por tentativa de homicídio contra outras nove pessoas. Os denunciados atacaram o ônibus onde as vítimas estavam após o jogo entre Atlético e Fluminense, no Mineirão, no dia 28 de novembro de 2021. 

Os suspeitos integravam a torcida organizada Máfia Azul e um deles era presidente da regional da torcida no Barreiro. Segundo as investigações, revoltados com a vitória do Atlético, eles armaram uma emboscada para um ônibus do Move que levava torcedores da Galoucura e outros passageiros de volta ao bairro.

Os denunciados, junto a outras pessoas não identificadas, interceptaram e atacaram o ônibus na alça de acesso do Anel Rodoviário à Via do Minério, no bairro Novo das Indústrias, em BH. 

Os autores quebraram janelas, arremessaram pedras e artefatos explosivos contra os passageiros. Os que tentavam fugir eram atacados com golpes de instrumentos contundentes, como aconteceu com um jovem de 20 anos. Ele chegou a ser internado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia 1º de dezembro do ano passado.

Ainda de acordo com o MPMG, os seis “cometeram o homicídio por motivo torpe, definido como crime de ódio, mediante recurso que dificultou a defesa da vítima e com uso de meio cruel”.

Em relação aos crimes de tentativa de homicídio, “também ocorreram por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa das nove vítimas, sendo que contra uma delas também foi utilizado meio cruel”.

Ao oferecer a denúncia, em fevereiro, o MPMG requereu que as nove vítimas de homicídio tentado fossem ouvidas, além de oito testemunhas e que os seis denunciados fossem interrogados. No momento, o MPMG e a defesa preparam as alegações finais para o juiz decidir se pronunciará os réus.  

Com MPMG

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!