Municípios do Sul de Minas confirmam três casos de Flurona: ‘Redobrem os cuidados’

poço fundo
Os casos foram notificados nos municípios de Poço Fundo e Machado e os pacientes estão isolados (Reprodução/Google Street View)

A prefeitura de Poço Fundo, município localizado na região Sul de Minas, confirmou dois casos de infecção conjunta de gripe e Covid-19, a chamada “Flurona“. Um terceiro caso, segundo o Executivo municipal, foi identificado no município vizinho de Machado. Todos os pacientes apresentaram sintomas leves e estão isolados.

“Redobrem os cuidados! Usem máscara! Vacinem-se!”, pede a prefeitura pelas redes sociais. Ao BHAZ, a SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) disse que, até o momento, a pasta não foi notificada de nenhum caso.

Ainda segundo a secretaria, o estado investiga seis infecções suspeitas de Flurona (leia na íntegra abaixo).

Juiz de Fora investiga caso suspeito

Nessa terça-feira (4), a Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, disse que está investigando um caso da infecção Flurona. O Executivo não especificou idade, sexo ou estado de saúde do cidadão suspeito de estar contaminado.

Ainda de acordo com a administração municipal, “a investigação epidemiológica está em andamento” (veja aqui). No Brasil, já foram confirmados casos nos estados do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Sintomas da infecção ‘Flurona’

Ainda que alguns sintomas da gripe e da Covid-19 sejam similares e confundam a população, é importante tê-los em mente. Isso se dá, principalmente, para alcançar um rápido diagnóstico e iniciar os tratamentos prontamente.

Confira abaixo os sintomas mais comuns observados na “fusão” entre as duas infecções:

  • Dor no corpo;
  • Dor de garganta;
  • Febre.

Além de alertar sobre a manutenção das medidas de proteção contra o coronavírus, tais como distanciamento social e uso de álcool em gel, infectologistas reforçam a importância de realizar testes para detectar o vírus da Covid-19 e da gripe.

Nota da SES-MG

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que, até o dia 5/1, não há nenhum caso confirmado de infecção por SARS-COV-2 e Influenza em Minas Gerais. A SES-MG informa ainda que há seis casos suspeitos em investigação. Detalhes das notificações em investigação serão divulgados oportunamente, caso estas sejam confirmadas.

A SES-MG ressalta ainda a importância de se manter os protocolos sanitários tanto para covid-19 quanto para influenza: lavagem constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e vacinação.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!