Operário passa 3 horas soterrado até a barriga em siderúrgica

operário soterrado em siderúrgica
Homem se desequilibrou e caiu em um dos silos de peneiragem de minério de ferro (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

Um operário que trabalhava em uma siderúrgica em Bom Despacho, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, ficou soterrado por três horas depois de se desequilibrar e cair em um dos silos de peneiragem de minério de ferro, na madrugada desta sexta-feira (8).

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi acionado por volta de 4h20 de hoje para resgatar o metalúrgico. A vítima, A.C.F, 41, passou as três horas soterrada até a altura do abdômen. De acordo com a corporação, o homem não apresentava lesões graves. A temperatura do ambiente, no entanto, era muito alta.

operário soterrado
Profissional trabalha em siderúrgica e temperatura do local era muito alta
(Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação)

Os militares do Corpo de Bombeiros utilizaram técnicas de salvamento terrestre, com pranchas de madeiras e escoras, para retirar o operário do local. O homem foi encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Bom Despacho, onde recebeu cuidados médicos especializados.

Ainda de acordo com a corporação, o operário permaneceu consciente e orientado durante toda a atuação dos bombeiros. No momento, ele sentiu fortes dores nas pernas, e depois passou a sentir dormência nos membros.

Profissões de risco

Há menos de um mês, em dezembro de 2020, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi acionado para resgatar um operário de retroescavadeira que ficou soterrado após um talude desmoronar sobre o veículo, na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (relembre aqui).

Quando conseguiram acessar parcialmente o local onde estava a retroescavadeira, os bombeiros constataram o óbito do operador. De acordo com a corporação, uma grande quantidade de material composto por terra e minérios de ferro caiu em cima da estrutura da cabine, que se rompeu. O material invadiu o interior do veículo e matou o homem, que era de uma empresa terceirizada.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!