Uber Moto: Cidades da Grande BH ganham nova modalidade de corrida a partir de hoje

Uber Moto chega a região metropolitana de BH
Uber Moto chega a cidades da região metropolitana de BH (Uber/Divulgação)

As cidades de Nova Lima, Santa Luzia, Sabará e Ibirité recebem hoje (7) uma novidade no meio de transporte privado: a Uber Moto. Com a nova modalidade nas cidades, os usuários do aplicativo poderão deslocar-se de motocicleta por um preço menor do que o do UberX e com os mesmos recursos de segurança do aplicativo original. A proposta é uma alternativa para o aumento dos preços do transporte por causa da alta da gasolina.

De acordo com o aplicativo, todos os motoristas parceiros tiveram sues antecedentes criminais checados. Para passar maior segurança, o passageiro também consegue compartilhar a placa, a identificação do condutor e sua localização no mapa, em tempo real. Além das cidades mineiras, o Uber Moto começará a operar em mais 7 cidades brasileiras nesta segunda.

A modalidade com motos começou no país em novembro de 2020, por Aracaju, e já está presente em mais de 90 municípios. Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, conta um pouco a experiência da Uber Moto no Brasil.

“As viagens de moto que são feitas pelo aplicativo da Uber têm tido como uso constante os deslocamentos de última milha, interligando os usuários da plataforma a modais de transporte, como as estações de ônibus, trens e metrô das cidades. Temos visto que esse é um tipo de uso muito pertinente para as viagens de moto, já que muitas vezes o trecho pode ser cansativo para ir a pé e curto para uma viagem de carro”, afirma.

Para se cadastrar no aplicativo da Uber e dirigir na nova modalidade, o motociclista parceiro precisa ter CNH com a observação de atividade remunerada (EAR). Entregadores parceiros que usam motocicleta e já estão cadastrados no Uber Eats podem optar por também fazer viagens de Uber Moto.

Medidas de Segurança

As viagens de Uber Moto contarão os mesmos recursos de segurança oferecidos pela plataforma da Uber em todas as viagens. Entre eles está o seguro para acidentes pessoais tanto para usuários quanto para parceiros. 

A empresa também criou um protocolo de prevenção ao coronavírus específico para o Uber Moto. O trabalho realizado pelo médico Alexandre Naime Barbosa, chefe do Departamento de Infectologia da Unesp e consultor para Covid-19 da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Médica Brasileira, reafirma que é obrigatório o uso de máscaras durante toda a corrida.

Entre as recomendações que serão informadas aos usuários e motoristas estão a limpeza de mãos e superfícies da moto com álcool em gel, que os usuários levem seus próprios capacetes, ou que capacetes extras sejam higienizados com produtos específicos e usados com toucas higiênicas.

“A Covid-19 é uma doença com alta taxa de transmissibilidade, então elaboramos recomendações com o objetivo de reduzir substancialmente a chance de infecção entre pessoas que usam o serviço”, afirma Barbosa.

Durante a pandemia, a Uber promoveu uma série de ações com seus motoristas em prol da prevenção a Covid-19, como a distribuição de máscaras e álcool em gel.

Edição: Roberth Costa
Giulia Di Napoli[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!