Zema garante que todas as barragens mineiras estão sendo monitoradas: ‘Situação sob controle’

barragens mg
O governador se reuniu com prefeitos da Grande BH para discutir o enfrentamento das chuvas (Reprodução/@romeuzemaoficial/Instagram)

O ano começou colocando em alerta a situação das barragens em Minas em meio ao alto volume de chuvas registrado no estado. Nesta segunda-feira (10), em entrevista exclusiva ao MG1, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) disse que a situação “está sob controle” e que todas as represas do estado estão sendo monitoradas.

“Estamos vivendo, infelizmente, um momento de chuvas totalmente fora do padrão, mas no momento posso dizer que temos toda a situação sob controle. Hoje posso te dizer que nós temos uma situação em que todas [as barragens] estão sendo acompanhadas e que não há nesse momento nenhum risco maior de que qualquer uma venha a sofrer um dano”, declarou.

“Não sabemos se amanhã um volume gigantesco de chuva pode mudar esse cenário, mas estamos monitorando e, caso alguma coisa possa ocorrer, nós estaremos com antecedência tomando todas as medidas para que ninguém seja afetado, para que ninguém venha a ser vítima daquilo que já aconteceu no passado em Minas Gerais”, acrescentou o governador.

Cidades evacuadas

Nesse domingo (9), moradores de Pará de Minas, Pitangui e Onça de Pitangui foram orientados a deixarem suas casas. Parte da população que mora abaixo da Usina do Carioca foi alertada sobre o alto risco de rompimento da barragem, que afetaria parte dos três municípios (veja aqui).

Em um vídeo que circula nas redes sociais, um bombeiro pede que evacuem a área e diz que há “99% de chance da barragem se romper”. Nas imagens, o militar alerta os moradores que estavam no local em relação aos riscos do rompimento da barragem.

“Gente, vai lavar tudo isso que tá aqui. É sumir todo mundo para a parte alta. Nem os militares vão poder ficar aqui mais. A barragem vai descer aqui, o rio São João vai subir mais de 60 metros. Então vamos sumir daqui todo mundo”, recomenda.

‘Vamos levar ao governo federal’

De ontem para hoje, mais sete cidades de Minas Gerais entraram em situação de emergência por causa das chuvas, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil do estado. Ao todo, 145 municípios mineiros estão sob esse alerta (veja aqui).

Ainda segundo o documento divulgado nesta segunda-feira (10), nas últimas 24 horas, foram registradas três mortes em decorrência das fortes chuvas que atingem Minas Gerais. Nesta manhã, Zema se reuniu com secretários, representantes das Forças de Segurança e prefeitos de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte para discutir medidas de enfrentamento das fortes chuvas que atingem o estado.

“Nós estamos juntamente com a Defesa Civil fazendo todo esse trabalho de levantamento para que essas estruturas públicas – vias, ruas, avenidas, pontes – venham a ser recuperadas o quanto antes. Em algumas regiões já é possível levantarmos esses danos porque as águas já baixaram”, disse.

“Em outras, como aqui na região metropolitana, ainda não é possível, mas nós estamos trabalhando nesse sentido. Vamos levar todos esses danos ao governo federal, que já se comprometeu com pelo menos R$ 47 milhões”, acrescentou Zema.

Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!