Em meio a pandemia, Bolsonaro tem maior aprovação de seu mandato

A aprovação ao governo do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), atingiu o mais alto patamar desde o início de seu mandato, mesmo com o período de pandemia do novo coronavírus. As informações são da pesquisa de opinião pública realizada pelo Datafolha, entre os dias 11 e 12 de agosto.

A aprovação do presidente cresceu de 32%, registrado na segunda quinzena de junho, para os atuais 37%. A reprovação de Bolsonaro, por sua vez, sofreu um recuo de 10 pontos percentuais, caindo de 44% para 34% no mesmo período. A parcela que considera o governo Bolsonaro regular também cresceu, de 23% para 27%, e há ainda 1% dos pesquisados que preferiram não opinar.

O que mostra a pesquisa atual em relação a aprovação de Jair Bolsonaro:

Ótimo/bom: 37%

Regular: 27%

Ruim/Péssimo: 34%

Não sabem: 1%

Ao todo, 2.065 brasileiros com 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, foram ouvidos pelo instituto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando o total da amostra. Para evitar contato pessoal, as entrevistas foram feitas por telefone.

Declarações de Bolsonaro

A pesquisa mostra também que houve diminuição da desconfiança da população em relação ao que diz Bolsonaro. A parcela de brasileiros que nunca confia nas declarações do presidente Jair Bolsonaro caiu de 46% para 41%. Enquanto a fatia dos que confinam oscilou de 20% para 22%.

O número de pessoas que acredita às vezes, saltou de 32% para 35%, em comparação com o último levantamento. Ainda dentro da pesquisa, 2% dos entrevistados preferiram não responder.

Entre aqueles que aprovam o governo Bolsonaro, 55% sempre confiam nas palavras do presidente, 39% às vezes confiam, e 5% nunca confiam. No segmento dos que consideram a gestão regular, 5% sempre confiam, 56% às vezes confiam, e 35% nunca confiam. Entre quem o reprova, 15% às vezes confiam nas palavras de Bolsonaro, e 85% nunca confiam.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!