Bolsonaro teria insinuado que Weintraub seria preso caso voltasse ao Brasil, segundo irmão do ex-ministro

arthur weintraub
Ex-assessor da presidência disse que ele e o irmão receberam ameaças enquanto viviam nos Estados Unidos (Reprodução/Monark/YouTube)

Arthur Weintraub, ex-assessor da presidência da República, disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL) insinuou que o irmão dele, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, seria preso caso saísse dos Estados Unidos e retornasse ao Brasil.

Em entrevista ao youtuber Monark, Arthur narrou que ele e o irmão receberam ameaças de “pessoas próximas do Planalto” adiantando que Bolsonaro iria demiti-los. À época, ele e Abraham ocupavam cargos na Organização dos Estados Americanos e no Banco Mundial, respectivamente.

Ameaças do Planalto

De acordo com o relato, o Natal da família foi “estragado” após a ameaça de que os irmãos perderiam os empregos. “Aí quando chega em dezembro de 2020, há uma mensagem de pessoas próximas do Planalto falando: ‘Ó, o Bolsonaro vai te demitir’ [Abraham, do cargo no Banco Mundial]. Pô, estragou nosso Natal, véspera de Natal. As filhinhas choraram, porque a gente comenta tudo”.

Com as famílias reunidas nas festividades de fim de ano, Arthur e Abraham receberam novas ameaças na véspera do Ano Novo. Já em um momento mais recente, no final do ano passado, o entrevistado de Monark recebeu uma ligação do próprio chefe do Executivo. O mandatário questionou rumores sobre uma eventual candidatura de Abraham ao governo de São Paulo.

Bolsonaro ordenou permanência nos EUA

“Quando chega em novembro de 2021, Bolsonaro me liga: ‘ô, cara, que história é essa aí do teu irmão governador?’. Eu falei: ‘Presidente, a gente nunca lançou o nome de governador'”, explicou. Um mês depois, Bolsonaro insinuou que os irmãos deveriam retornar ao Brasil.

“‘Pô, cara, estou vendo aqui que vocês querem voltar para o Brasil’. Eu falei: ué, a gente está há um ano e meio aqui, férias, a gente tem direito”, declarou. Segundo Arthur, o sistema de Saúde nos Estados Unidos é escasso, sendo esse um dos motivos para desejar voltar à terra natal. O presidente insistiu que eles continuassem nos EUA.

Bolsonaro ainda teria dito para Weintraub continuar em território estadunidense para evitar ser preso no Brasil, “como Nelson Mandela”. “Ele disse: ‘meu, vocês não estão com emprego legal aí, ganhando em dólar?’. Falei: ‘presidente, o senhor sabe que nunca foi pelo dinheiro, né, se fosse pelo dinheiro a gente pegava um conselho”. O presidente teria dito para Arthur sair da internet e permanecer nos Estados Unidos: “fica aí, se vier aqui pode perder o emprego, pode ser preso”.

Confira relato de Weintraub na íntegra:

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!