Bolsonaro volta a atacar jornalistas ao ser questionado sobre vacina

bolsonaro-grita-com-jornalista
Bolsonaro gritou com jornalista durante passagem por Sorocaba, em São Paulo (Reprodução/@desmentindobozo/Twitter)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se descontrolou novamente ao conversar com jornalistas nesta sexta-feira (25), em Sorocaba, São Paulo. Uma das repórteres que estavam no local questionou o governante sobre a compra de vacinas, o que acabou irritando-o. Sem máscara, Bolsonaro começou a gritar com a jornalista pedindo para ela mesma responder a pergunta e insultou outros profissionais.

O trecho do momento transmitido pela CNN está circulando nas redes sociais. Nele, Jair Bolsonaro já apareceu gritando “responda! Comprada quando? Responda!”. A jornalista perguntou sobre a compra de vacinas contra a Covid-19, e mais uma vez o presidente esbravejou: “Responda! Comprada quando? Responda”.

Outro repórter que estava no local mencionou o mês de fevereiro, e Bolsonaro respondeu olhando para a jornalista: “Fevereiro? Onde é que tem vacina para vender para atender todo o mercado aqui? Aqui ou qualquer lugar do mundo? Responda. Responda! Onde é que tem vacina para ser vendida?”.

‘Pare de fazer pergunta idiota’

Além dos berros, os ataques ainda continuaram. “Pare de fazer pergunta idiota, pelo amor de Deus”, disse o presidente. Bolsonaro se virou para um dos repórteres e ainda disparou: “Nasça de novo você, ridículo, ridículo. Pelo amor de Deus”. Confira o vídeo do momento:

Em outro momento, o chefe do Executivo ainda disse a uma jornalista da CNN que ela “deveria voltar para a faculdade” e depois complementou, afirmando que, na verdade, ela deveria “voltar para o ensino primário”.

‘Bolsonaro Chiliquento’

Nesta tarde, os internautas subiram no Twitter a hashtag “BolsonaroChiliquento” por conta do novo descontrole do presidente com jornalistas. Muitos apontaram para o fato de ele ter tratado com grosseria novamente uma repórter mulher. “Alguém poderia fazer uma pergunta assim: ‘Bolsonaro, sem dar chilique, o senhor poderia me responder…'”, comentou um internauta, utilizando a hashtag.

Outra pessoa comentou: “Meu sonho é que alguma repórter vire pro #BolsonaroChiliquento quando ele começar a gritar e fale: ‘Vai chorar é!?'”. Um internauta questionou: “Cadê as manchetes dizendo que Bolsonaro está louco, desequilibrado e sem condições de governar? Essa só com a Dilma? #BolsonaroChiliquento“. Veja a repercussão:

Intimidação

Ainda no início desta semana, Bolsonaro já havia perdido o controle ao ser questionado por uma repórter da Globo sobre o uso de máscara – ou, no caso do presidente, a falta dele. Após a pergunta, na última segunda-feira (21), ele reagiu também aos berros, mandou a profissional “calar a boca” e fez diversas críticas ao jornalismo da Globo.

“Eu chego como eu quiser, onde eu quiser. Eu cuido da minha vida. Parem de tocar no assunto”. Irritado, ele tira a máscara do rosto e questiona a repórter. “Você vai botar aí agora que estou sem máscara em Guaratinguetá? Essa Globo é uma m**** de imprensa. Vocês são uma porcaria de imprensa”, disse na ocasião, que levou a emissora a subir o tom para responder o presidente no mesmo dia.

Edição: Giovanna Fávero
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!