Comentarista da GloboNews é criticada por fala misógina sobre o papel de Janja como primeira-dama

eliane janja lula
Eliane Cantanhêde fez comentário durante programa da GloboNews (Reprodução/Twitter + @janjalula/Instagram)

A jornalista Eliane Cantanhêde, da GloboNews, tem sido criticada após fazer um comentário de teor misógino sobre a socióloga Rosângela Silva, a Janja, esposa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito.

Durante o programa “Em Pauta”, ela comentou sobre o papel de Janja, dizendo que ela deveria se limitar a dar opiniões somente dentro do quarto do casal.

“O presidente é o Lula, tudo tem limite, tudo que excede pode dar problema. Há um incômodo com o excesso de espaço que a Janja vem ocupando. Ontem, por exemplo, quando o Lula fez aquele discurso em que ele chorou quando falou da fome, quando ele derrapou ao desqualificar a responsabilidade fiscal, ela estava ali sentada”, começou.

‘Qual é o papel da primeira-dama?’

Cantanhêde comenta que Janja não é presidente do PT ou líder política. “Por que ela estava ali? Qual é o papel da primeira-dama? A gente tem vários exemplos de primeiras-damas, desde a ditadura militar, dona Yolanda Costa e Silva super maquiada, super artificial, você tinha a mulher do Geisel, que era super discreta, dona de casa”.

“Depois, você vai na redemocratização, quem se esqueceu da Rosane Collor jogando a aliança fora, fazendo confusão, todo dia tinha briga. Ou seja, isso não é bom. Eu acho que um bom exemplo de primeira-dama foi a Ruth Cardoso que, como a Janja, tinha um brilho próprio, era uma professora universitária, era uma mulher super respeitada na área dela, e cuidou da comunidade solidária”.

‘Já incomoda sim’

A profissional da imprensa ainda afirmou que o espaço que a esposa do presidente eleito vem ocupando por acabar fazendo com que ela dê opiniões em decisões do próximo governo.

“Mas ela não tinha protagonismo, ela não tinha voz nas decisões políticas. Se tinha, era a quatro chaves dentro do quarto do casal. Ou seja, já incomoda sim, porque ela já começou a participar de reunião, já vai dar palpite, e daqui a pouco ela vai dizer ‘ah, esse pode ser ministro, esse aqui não pode’. Isso dá confusão. Se é assim na transição, imagina quando virar presidente”.

Gleisi critica fala da jornalista

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, respondeu a jornalista pelas redes sociais. Ela afirma ter ficado apavorada com o machismo “incrustado na cabeça de mulheres ditas esclarecidas”.

“Desprezível fala de Eliane Cantanhede com Janja.Ter opinião e participação politica é direito de TODAS nós mulheres! Sem essa de primeira-dama”.

Reprodução/@gleisi/Twitter
Edição: Roberth Costa
Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!