Cúpula do PSB diz que Lacerda concordou em retirar candidatura; ex-prefeito de BH nega

Neste domingo (5), em entrevista ao Bhaz, Rene Vilela, político da alta cúpula do PSB em Minas Gerais, garantiu que Marcio Lacerda concordou com a anulação da convenção que lançou sua candidatura ao governo estadual. Os dois participaram de um congresso durante a tarde com outros representantes da legenda em Brasília. O ex-prefeito nega a informação e garante que continuará lutando para participar do pleito. O partido enfrenta uma disputa interna iniciada após a direção nacional fechar um acordo de apoio ao PT.

Segundo Rene Vilela, o ex-prefeito de BH teria votado favoravelmente pela anulação da convenção estadual. “O congresso nacional do partido tomou para si a convenção realizada neste sábado e optou pela anulação com a concordância do próprio Marcio”, afirma.

Por meio de nota, a direção nacional do PSB reforçou que a anulação se deu por meio de uma votação unânime em Brasília. “O Congresso Nacional do partido, de forma unânime, considerou nula a convenção do PSB estadual e delegou à direção nacional a definição sobre a estratégia eleitoral em Minas. Ainda na tarde de domingo, as direções nacional e estadual se reuniram, mas a decisão será tomada nesta segunda-feira”, diz o texto.

Em um vídeo publicado no YouTube, Lacerda aparece dizendo que respeita as decisões tomadas pelo presidente do PSB, Carlos Siqueira. “Se a solução para se encontrar um caminho jurídico for, eventualmente, até pensar em não me ter como candidato para resolver o problema dos deputados, eu aceito discutir isso. Não estou dizendo que estou concordando. É importante que tenhamos uma chapa de deputados federais e estaduais”, diz Marcio.

Durante o congresso em Brasília, ainda ficou definido que a executiva nacional do PSB será responsável pela aprovação das coligações proporcionais da legenda em Minas. “Foi um diálogo buscando uma aliança proporcional que atenda ao PSB. Além disso, foi oferecida ao Marcio a oportunidade de concorrer ao Senado. Ele negou se aliar ao PT e, com isso, concorrer na chapa de Fernando Pimentel, conforme acordo previsto entre os partidos. Por fim, ele disse que buscaria apoiar o nome de Rodrigo Pacheco – candidato ao governo pelo Democratas”, afirma Rene.

Entretanto, de acordo com o político, um eventual apoio ainda precisa ser devidamente discutido. “O DEM, até o momento, não apresentou nenhuma proposta de coligação proporcional que atenda o PSB com relação aos cargos de deputado federais”, conta.

Lacerda garante que manterá candidatura

O Bhaz tentou contato com Marcio Lacerda para confirmar as informações repassadas pela cúpula nacional. Por meio de nota, sua assessoria garantiu que, independentemente da decisão da convenção em Brasília, o ex-prefeito de BH irá manterá a candidatura ao governo de Minas. “Ontem, a candidatura de Lacerda foi homologada em convenção do PSB de Minas Gerais e a ata foi registrada no TRE”, ressalta o texto enviado à reportagem.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!