Diferença entre Lula e Bolsonaro diminui em pesquisa BTG/FSB

lula bolsonaro (3)
A diferença entre o petista e o atual presidente caiu seis pontos percentuais (José Cruz + Valter Campanato/Agência Brasil)

Em nova pesquisa BTG Pactual, em parceria com o Instituto FSB, divulgada nesta segunda-feira (8), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 41% das intenções de votos. Jair Bolsonaro (PL) está logo atrás com 34%. A diferença entre os dois caiu seis pontos percentuais nas últimas duas semanas.

Lula teve uma queda de três pontos percentuais em relação a última pesquisa, realizada entre 22 e 24 de julho. O petista tinha 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro subiu três pontos, já que na anterior tinha 31% e agora aparece com 34%. A margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

As porcentagens fazem parte de um cenário estimulado, que é quando o pesquisador apresenta ao eleitor uma lista com os nomes dos candidatos à presidência.

Nesse cenário, Ciro Gomes ficou com 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) aparecem em seguida com 3% e 2%, respectivamente. Os outros candidatos surgem com 1% das intenções de voto ou não pontuaram.

Já no cenário espontâneo, quando o eleitor cita o candidato em quem votaria, Lula também está na frente, com 38%. Bolsonaro aparece com 31% das intenções de voto.

Ciro surge com 3%. Além disso, 14% dos entrevistados não souberam responder, 6% disseram que não votariam em nenhum candidato e 4% em branco ou nulo.

Segundo turno

Em eventual segundo turno, Lula venceria com 51% das intenções de voto e Bolsonaro chegaria a 39%. Segundo a pesquisa, o ex-presidente receberia 55% dos todos que foram para Simone Tebet no primeiro turno, além de 44% de Ciro Gomes e 45% de outros candidatos.

Numa disputa entre Lula e Ciro, o ex-chefe do Executivo venceria por 47% a 32%. Na disputa entre o petista e Tebet, ele venceria com 50% contra 29%.

Caso Bolsonaro passasse para o segundo turno com Ciro, o candidato do PDT venceria a eleição por 48% doas intenções de voto contra 41%. Já numa disputa entre o presidente e Tebet, Bolsonaro venceria com 44% contra 40%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, por telefone, com 2 mil eleitores. A confiança é de 95%. O estudo está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-08028/2022.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!