Em nova polêmica, Lula compara eleições a jogo de futebol e recebe enxurrada de críticas: ‘Santa ignorância’

lula
Ex-presidente disse que o povo não deve temer a polarização entre ele e Jair Bolsonaro nas eleições deste ano (Reprodução/Ricardo Stuckert/@lulaoficial/Instagram)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para fazer uma nova declaração polêmica na tarde dessa terça-feira (19). O petista disse que o povo não deve temer a polarização nas eleições deste ano, e que o surgimento de uma terceira via é improvável. Ele também comparou a situação eleitoral brasileira a uma partida de futebol, o que rendeu uma chuva de críticas.

“Não acredito que surja a terceira via. Acho que vai ser uma eleição da polarização, mas não temos que temer isso. Tivemos um jogo polarizado entre o Flamengo e o São Paulo domingo, entre o Liverpool e o Manchester City, na Inglaterra. A polarização sempre existiu”, disparou o pré-candidato à presidência.

A fala polêmica gera controvérsia no cenário eleitoral deste ano, que aponta a vitória de Lula sobre o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL). Segundo uma pesquisa da Quaest Consultoria, divulgada no início do mês, o ex-presidente lidera com 45% das intenções de voto, enquanto o principal adversário aparece com 31%. Sem considerar Sérgio Moro (União Brasil), que desistiu da candidatura, é a primeira vez que uma pesquisa da Genial Investimentos sinaliza intenções de voto acima de 31% para Bolsonaro.

‘Leva a sério, ex-presidente’

Recentemente, Lula vem sendo duramente criticado por declarações polêmicas, como exemplo a fala sobre os riscos do aborto clandestino. Desta vez, internautas desaprovaram a comparação entre a política e o futebol, avaliando-a como inoportuna. “Caramba, que comparação b*sta, hein, Lula?”, disse um usuário no Twitter. “Tá se fazendo de sonso? Só pode, né?”, disparou outro.

Outras pessoas apontaram que Lula trata a política nacional como uma brincadeira, o que rendeu comentários provocadores. Por outro lado, alguns concordam com a opinião de que não existe terceira via – isto é, uma terceira opção de voto que conquiste a maioria nas urnas – nas eleições presidenciais, visto que os números apontam para uma disputa consideravelmente acirrada entre Lula e Bolsonaro.

“Mas eleição não é sobre um simples jogo de futebol, é sobre o futuro de uma nação inteira. Além do fato de que numa partida de futebol não há mais de dois participantes, mas na eleição sim. É uma comparação sem nenhuma equivalência”, comentou uma mulher. “Coisa mais linda o candidato comparar as eleições do país com jogos de futebol! A realidade desse país é dura demais! Já viram as opções? Termos que sair pra votar e escolher o menos pior!!!!! Uma coisa é certa, preferia estar votando em qualquer desses atletas!”, reclamou outra.

Lula critica motociata de Bolsonaro

Embora a pauta da vez seja uma possível terceira via, o petista segue trocando farpas com seu principal oponente nas urnas. Na última sexta-feira (15), Lula usou o Twitter para criticar a motociata promovida pelo atual presidente da República, encontro que ocorreu no estado de São Paulo e percorreu mais de 120 km.

“A gasolina cara leva a inflação nas alturas. Mas a prioridade para alguns é fazer motociata sem destino usando combustível caro e comprado com dinheiro público enquanto o povo sofre”, escreveu Lula na rede social.

Além da crítica, o político incluiu um trecho da reportagem do Jornal nacional, da TV Globo, no qual uma mulher conta os impactos da inflação em sua vida. “Quem comia carne moída, agora tem que comer ovo. Ovo vai ficando caro e vamos para sardinha em lata. E assim só a gente vai sentindo no prato o empobrecimento”, afirmou a entrevistada.

O encontro de motociclistas saiu da capital do estado e foi até Americana, onde Bolsonaro fez um discurso. Batizada de “Acelera para Cristo”, a passeata foi organizada por grupos evangélicos. Por volta de 120 km da Rodovia dos Bandeirantes foi interditada, de são Paulo até Santa Bárbara d’Oeste.

PSB oficializa Alckmin como vice de Lula

E as polêmicas não se restringem a posts nas redes sociais. No início deste mês, a decisão de consagrar Geraldo Alckmin como o vice-presidente na chapa de Lula deu o que falar e levantou questões sobre o histórico político do ex-PSDB. A indicação foi confirmada pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), novo partido do paulista, em evento em um hotel na Zona Sul de São Paulo, no último dia 8.

“Nós conseguimos demonstrar que é plenamente possível que duas forças que têm projetos diferentes, que têm princípios iguais, podem se juntar quando o momento é de interesse do povo brasileiro”, disse o ex-presidente durante a reunião. O parlamentar se filiou ao PSB em março, dando início ao processo de oficialização da pré-candidatura.

Na mesma semana da revelação, o ex-presidente Lula comentou nas redes sociais sobre o político, em meio às expectativas sobre a chapa. “Eu mudei, o Alckmin mudou e o Brasil mudou. Eu fui adversário do Alckmin, não inimigo. Feliz era o Brasil que tinha disputa entre dois partidos democráticos, porque existia debate civilizado, sobre programa de governo”, publicou o petista.

Geraldo Alckmin também falou sobre a nova missão assumida. “Nós vemos hoje um governo que atenta contra a democracia, contra as instituições. Quero somar os meus esforços ao presidente Lula e a todos”, disse.

O Diretório Nacional do PT aprovou a indicação do ex-governador de São Paulo para a vaga de vice com o ex-presidente Lula. A aliança para disputa da eleição presidencial de outubro foi anunciada e analisada formalmente pelo diretório do partido, tendo confirmação no dia 13 de abril. Apesar da aprovação, os partidos devem oficializar a pré-candidatura da chapa somente em maio.

Edição: Vitor Fernandes
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!