Pesquisa Genial/Quaest: Lula lidera com 45% e Bolsonaro tem 31%

lula bolsonaro
Lula segue na liderança com 47%, Bolsonaro tem 29% (Reprodução/@lulaoficial + @ricardostuckert/Instagram + Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Pesquisa divulgada hoje (6) pela Quaest Consultoria mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança para a Presidência, com 45% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%, 14 pontos atrás do primeiro colocado.

Com relação ao levantamento anterior do mesmo instituto, Lula oscilou um ponto para baixo e Jair Bolsonaro oscilou um ponto para cima, o que aponta estabilidade na corrida eleitoral para as eleições de 2022.

Ciro Gomes (PDT) está na terceira posição, com 6% das intenções de voto, seguidos por André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB), que somam 2% cada. Pablo Marçal (PROS) foi o último candidato a pontuar, com 1% das intenções de voto.

A soma dos votos dos adversários de Lula é de 42%, o que poderia indicar vitória no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje. Não é possível, no entanto, afirmar que isso ocorreria devido à margem de erro da pesquisa, que é de 5%.

O levantamento ouviu 2.000 pessoas presencialmente entre os dias 29 de junho e 2 de julho. O índice de confiança, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01763/2022 e teve o custo de R$ 268.742,48.

Rejeição

No quesito rejeição, Bolsonaro aparece em primeiro lugar com 59% dos eleitores afirmando que não votariam nele. O índice de rejeição de Ciro está em 53% e o de Lula ficou em 41%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno, a pesquisa aponta que Lula venceria em todos os cenários.

Na disputa direta com Jair Bolsonaro (PL), o petista pontuou 53% das intenções de votos, contra 34% do atual presidente.

Se o segundo turno acontecesse entre Lula e Ciro Gomes (PDT), o ex-presidente venceria por 52% a 25% — uma diferença de 27%.

A diferença é ainda maior no terceiro cenário da pesquisa, no embate com Simone Tebet (MDB). Lula receberia 55% dos votos, enquanto a emedebista ficaria com 20%.

Pedro Munhoz[email protected]

Editor de Política do BHAZ. Graduado em Direito pela Faculdade Milton Campos e em História pela UFMG, trabalhou como articulista de política no BHAZ entre 2012 e 2013. Atuou como assessor parlamentar desde 2016, com passagens pela Câmara dos Deputados, Câmara Municipal de Belo Horizonte e Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!