Chegadas e saídas: PSOL em Minas tem movimentações em preparação para as eleições de 2022

PSOL em Minas
Ausências de Andréia de Jesus e Áurea Carolina marcam eleições de 2022 para o partido (Daniel Protzner/ALMG + Sara Azevedo/Divulgação + Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O PSOL lançou nesse domingo (10) a pré-candidatura da professora Sara Azevedo ao Senado, por Minas Gerais. No estado, movimentações entre figuras políticas agitam o partido, com a ausência de nomes tradicionais e a preparação para as eleições em outubro.

Ausências

Uma das ausências é da deputada federal Áurea Carolina, que anunciou na última quinta-feira (7) que não vai se candidatar a nenhum cargo nas eleições de 2022. Em publicação feita nas redes sociais, a parlamentar relembrou sua história na política mineira, além de fazer um desabafo sobre problemas emocionais e de saúde.

Segundo ela, o licenciamento do cargo em 2021 permitiu que ela refletisse sobre sua trajetória e reavaliasse suas prioridades. Com isso, Áurea disse entender que é momento de “concluir a tarefa pública” que assumiu, fazer uma pausa e voltar para casa.

Outro nome que deixa a disputa pelo partido neste ano é a deputada estadual Andréia de Jesus, que saiu do PSOL e se filiou ao PT no início de abril. Em discurso na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) na última quinta, ela leu uma carta de despedida na qual contou os desafios pessoais e políticos que enfrentou ao longo da vida.

“Aquela mulher negra que trabalhava como diarista, limitada à internet móvel do celular e que passava muitas horas com o rosto colado no vidro do ônibus nas longas viagens entre Belo Horizonte e Ribeirão das Neves aprendeu muito nesses três anos e quatro meses de mandato. Aprendi, por exemplo, que essa máscara imposta pela Covid não abafa minha voz, nem impede a força do meu olhar de mulher negra que precisa ser ouvida, aceita e respeitada”, afirmou.

Candidaturas

Senado

Por outro lado, o PSOL também já prepara as pré-candidaturas para as eleições de 2022. O lançamento do nome de Sara Azevedo para o Senado foi decidido em reunião do diretório do partido realizada nesse domingo.

Nascida em Belém, no Pará, Sara é formada em Educação Física e é professora da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Além da carreira como docente, ela atua em movimentos sociais, como a Rede EMANCIPA, que promove o acesso de adolescentes e jovens à educação e democracia por meio do esporte, e a Frente Autônoma LGBT de Belo Horizonte.

Pelo PSOL, ela foi candidata a deputada federal em 2014, a vice-governadora em 2018 e a vereadora em 2020. Foi também a primeira mulher eleita presidente do PSOL em Minas Gerais e, hoje, aos 36 anos, tem como objetivo se tornar a mais jovem senadora pelo estado.

Câmara dos Deputados

Para a Câmara dos Deputados, duas representantes do PSOL na CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte) lançarão suas campanhas. Ao agradecer Áurea Carolina após o anúncio feito na última quinta, a vereadora Iza Lourença aproveitou para informar sobre a pré-candidatura ao cargo de deputada federal nas eleições deste ano.

“Áurea me chamou, eu vou! Agora me coloco como uma das pré-candidatas a deputada federal pelo PSOL para seguir a luta no Congresso Nacional”, escreveu nas redes sociais. Já a vereadora Bella Gonçalves ainda não oficializou a decisão, mas também vai se candidatar ao cargo de deputada federal pelo partido.

Governo de Minas

Para o governo estadual, o PSOL apresentou na última terça-feira (5) o nome da professora Lorene Figueiredo como pré-candidata. Presidente do partido em Juiz de Fora, na Zona da Mata, ela também concorreu à prefeitura da cidade nas eleições de 2020.

De acordo com o PSOL, a candidatura da professora de políticas públicas e educacionais tem o intuito de “apresentar um projeto capaz de construir uma unidade entre as frentes de esquerda no estado de Minas Gerais, adotando uma postura de combate ao bolsonarismo e os demais representantes do projeto de destruição de direitos, à exemplo de Romeu Zema”.

Lorene Figueiredo atua como professora desde 1985 e conta com passagens pelas redes municipal, estadual, federal e privada de educação. Desde 2010, ela atua como professora em universidades federais e, atualmente, trabalha na Faculdade de Educação da Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!