Substituto de Kalil, Fuad Noman toma posse como prefeito de BH nesta terça

fuad noman posse
Economista substitui Alexandre Kalil até dezembro de 2024 como prefeito de Belo Horizonte (PSD/Divulgação)

O economista Fuad Noman, substituto de Alexandre Kalil, deve tomar posse do cardo de Prefeito de Belo Horizonte nesta terça-feira (29). A cerimônia de solenidade está prevista para as 11h, no Plenário Amyntras de Barros, na Câmara Municipal da capital mineira.

A reunião será conduzida pela presidente da Câmara, Nely Aquino (Pode), com leitura e assinatura do termo de posse por Noman. O novo mandatário – que fará um pronunciamento oficial – assume o cargo até o final do mandato, em dezembro de 2024.

Segundo o DOM (Diário Oficial do Município) dessa segunda-feira (28), outros nomes deixam a administração de Belo Horizonte junto com Kalil. São eles Castellar Modesto Guimarães Filho, procurador-geral, e os secretários Jackson Machado Pinto [Saúde] e Maria Fernandes Caldas [Superintendência de Mobilidade].

Alexandre Kalil renuncia à PBH

Em discurso feito na sede da PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), no último dia 25, Alexandre Kalil disse que deixa a administração municipal com a sensação de “dever cumprido” e já se dirigiu ao povo de outras regiões do estado. O então chefe do Executivo listou vários pontos e destacou os feitos realizados à frente da PBH.

“Dever cumprido é sentir que fiz o que pude, dever cumprido é sentir que, se errei, fiz o meu dever. A sensação que tenho quando olho para toda a minha família é de dever cumprido”, disse o agora ex-prefeito em um trecho do discurso. O anúncio vem pouco antes do prazo para a desincompatibilização previsto pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O então prefeito de Belo Horizonte fez o anúncio após algumas semanas evitando tocar no assunto da candidatura ao Governo de Minas. Em várias ocasiões, quando questionado sobre a pretensão pelo cargo, Kalil preferia não dar respostas claras e dizia estar focado na administração da capital.

Quem é o novo prefeito?

Nascido em BH, Noman tem 74 anos e já passou pelas esferas do poder municipal, estadual e federal. Além de ser economista, ele ainda é autor dos romances “Cobiça” e “O Amargo e o Doce”, que se passam em Minas Gerais.

Bacharel em Ciências Econômicas pelo Ceub (Centro de Ensino Unificado de Brasília) e pós-graduado em Programação Econômica e Execução Orçamentária, o novo prefeito participou do primeiro mandato de Kalil não como vice, mas como secretário municipal de Fazenda.

No primeiro mandato de Alexandre Kalil, quando o vice-prefeito era Paulo Lamac, Fuad Noman foi nomeado secretário municipal de Fazenda, cargo que exerceu de 2017 até 2020. Já para o segundo mandato, Kalil o convidou para se candidatar a vice.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!