Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados em Minas Gerais

Trio foi alojado em hotel que será custeado pela Prefeitura de Rio Paranaíba (PMMG/Divulgação)

Três trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) no último sábado (13), em uma carvoaria entre os municípios de Rio Paranaíba e Matutina, no Triângulo Mineiro. Uma denúncia anônima levou a PMMG ao local.

De acordo com o boletim de ocorrência, os militares encontraram os homens em uma casa na região, localizada em área de difícil acesso.

O lugar apresentava sinais de sujeira e pelo menos um dos três trabalhadores dormiam no chão. A casa também possuía poucos equipamentos elétricos, o que obrigava os homens a cozinhar em fogão à lenha.

(Divulgação/PMMG)

Em relato, eles afirmaram que não recebiam salário fixo. Os pagamentos eram descontínuos, sem data ou quantia definida. O proprietário da carvoaria não estava no local e não foi encontrado pela polícia até o momento.

Resgatados, os trabalhadores receberam atendimento médico. Um deles apresentou sintomas de pneumonia, que pode estar relacionada às condições precárias de trabalho e alojamento.

O BHAZ entrou em contato com a Prefeitura de Rio Paranaíba para entender o quadro de saúde do homem e aguarda retorno. Assim que houver, a matéria será atualizada.

Após serem ouvidos pela PMMG, os trabalhadores foram abrigados em hotel da cidade, que será custeado pelo Município.

Não foram dadas informações sobre origem dos resgatados. A reportagem também contatou o Ministério do Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG), que segue à frente do caso, e aguarda retorno.

Edição: Lucas Negrisoli
Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!