‘Minha quarentena começou em 2018’: Bonner revela que não sai de casa desde as eleições por medo de ataques

Bonner concedeu entrevista ao jornalista Pedro Bial (Divulgação/Twitter/Rede Globo)

O apresentador e âncora do Jornal Nacional, William Bonner, concedeu entrevista ao jornalista Pedro Bial, no programa “Conversa com Bial”, da Rede Globo, na noite dessa terça-feira (27). Bonner falou sobre os ataques que sofre no dia a dia, perseguição política e se emocionou ao comentar sobre os crimes cometidos com o nome do filho, que teve os documentos vazados.

A entrevista repercutiu nas redes sociais e foi, inclusive, elogiada pela também apresentadora, Fátima Bernardes, ex-mulher de Bonner, na manhã desta quarta-feira (27).

O editor-chefe do Jornal Nacional contou a Bial que não costuma sair de casa desde 2018, ano eleitoral, quando passou a sofres ataques nas redes sociais e também em público. “A polarização política chegou a um ponto em que a minha presença em determinados locais públicos, como farmácias, livrarias, ou mesmo na rua, era motivadora de tensões”, contou.

Na sequência, Bonner contou um episódio vivenciado por ele, quando foi ofendido por uma mulher. “Em uma manhã de sábado, dentro de uma padaria no bairro da Lagoa, fui agredido verbalmente, insultado e desafiado por uma cidadã embriagada que se viu no direito de fazer isso a um palmo e meio de distância do meu rosto”, relatou.

“Foi constrangedor para as pessoas no local e para mim. Eu me senti culpado por incomodar, com aquela situação, quem estava comendo um simples pão na chapa”, acrescentou Bonner.

Filho

Com a voz embargada, Bonner relatou que o filho teve os documentos vazados nas redes sociais há três anos. Desde então, o jovem tem sido vítima de golpes, inclusive, de criminosos que usam seu nome para abrir empresas – o que tem criado dificuldade para o apresentador contestar judicialmente.

Na semana passada, Bonner foi informado de que alguém teria feito o pedido do auxílio emergencial em nome de seu filho. O apresentador comentou o caso no Twitter.

+ Bonner diz que dados do filho foram usados em fraude do auxílio emergencial

“Reagi por instinto. Eu sou pai. E o instinto me fez escrever um texto, voltar à rede social, com o objetivo de apresentar uma denúncia. Coisas estranhas aconteceram. A imprensa deu muita visibilidade a isso, o que foi bom”, afirmou.

“Mas, aí, circularam ainda pela internet vídeos que o acusavam efetivamente de ter feito o pedido e recebido. E cobravam isso do pai e da mãe. De William e de Fátima. Tinha um sujeito chamando meu filho de ‘cafajeste’. Era uma coisa que transbordava ódio”, complementou.

Globo repudia ataques

Nessa terça-feira (26), A Globo emitiu uma nota de repúdio (veja na íntegra abaixo) às ameaças que o jornalista e apresentador William Bonner vem sofrendo nos últimos dias. Segundo a emissora, recentemente, Bonner e uma de suas filhas receberam mensagens listando dados pessoais da família do jornalista, como endereços e números de CPF dos pais, dos filhos e da esposa.

Fátima elogia

Na manhã desta quarta, Fátima Bernardes comentou a entrevista de Bonner em seu programa, o ‘Encontro’, também na Rede Globo. “O apresentador do Jornal Nacional foi entrevistado ontem pelo Pedro Bial. William revelou os ataques que tem sofrido nas ruas e nas redes sociais de apoiadores do presidente, e falou do orgulho que tem da profissão de jornalista. Bela entrevista ontem”, disse.

Nota da Globo na íntegra:

A Globo repudia a campanha de intimidação que vem sofrendo o jornalista William Bonner e se solidariza com ele de forma irrestrita. Há dias, um fraudador usou de forma indevida o CPF do filho do jornalista para inscrever o jovem no programa de ajuda emergencial do governo para os mais vulneráveis da pandemia, para isso se aproveitando de falhas no sistema, que não checa na Receita Federal se pessoas sem renda são dependentes de alguém com renda, fato denunciado publicamente pelo próprio jornalista que apresentou notícia crime junto ao Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.

Agora, tanto o jornalista quando a sua filha receberam por WhatsApp em seus telefones pessoais mensagem vinda de um número de Brasília com uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPFs dele, de sua mulher, seus filhos, pai, mãe e irmãos, o que abre a porta para toda sorte de fraudes.

A Globo o apoiará para que os autores dessa divulgação de seus dados fiscais, protegidos pela Constituição, sejam encontrados e punidos. William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento. Ele conta com o apoio integral da Globo e de seus colegas e está amparado pela Constituição e leis desse país.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!