Buscas por ‘excluir Facebook’ explodem após ‘O Dilema das Redes’

Personagem de O Dilema das Redes
Documentário aborda os impactos do uso das redes sociais (Netflix/Divulgação)

O documentário O Dilema das Redes, que revela os enormes impactos do uso das redes sociais, acabou assustando tanto os espectadores que vários resolveram – ou pelo menos cogitaram – apagar as contas em plataformas como Facebook e Instagram. As buscas no Google por termos como “desativar/excluir” contas nas redes explodiram após o lançamento do documentário, segundo dados da empresa Decode.

Desde o dia 9 de setembro, quando o longa foi lançado na Netflix, até a terça-feira (29), as buscas por “excluir conta no Facebook” cresceram 250% no Google. Os usuários que pesquisaram “excluir conta no Instagram” causaram um aumento de 100% nas buscas pelo termo no mesmo período. Além disso, as pesquisas por “desativar notificações” e “desativar temporariamente”, ainda relativos ao Instagram, aumentaram 110% e 120%, respectivamente.

Embora a vontade de apagar as redes sociais e evitar as consequências negativas apresentadas no documentário seja grande, esta não foi a reação da maioria dos espectadores. Ainda segundo dados da Decode, 56% das pessoas que assistiram à obra e comentaram sobre ela no Twitter afirmaram que não vão reduzir o uso das redes. Por outro lado, 44% revelaram que têm vontade de reduzir o tempo na internet.

Você já parou para pensar como funcionam as redes sociais? Já ficou impressionado como aquele produto que comentou no…

Posted by Decode on Tuesday, September 29, 2020

O documentário “O Dilema das Redes”, dirigido por Jeff Orlowski, reúne funcionários e executivos de empresas como Google, Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest e Twitter e discute os perigos causados pelas redes sociais. Os impactos revelados não são apenas para a vida pessoal do usuário, mas também para a democracia e para a sociedade.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!