O documentário O Dilema das Redes, que revela os enormes impactos do uso das redes sociais, acabou assustando tanto os espectadores que vários resolveram – ou pelo menos cogitaram – apagar as contas em plataformas como Facebook e Instagram. As buscas no Google por termos como “desativar/excluir” contas nas redes explodiram após o lançamento do documentário, segundo dados da empresa Decode.
Desde o dia 9 de setembro, quando o longa foi lançado na Netflix, até a terça-feira (29), as buscas por “excluir conta no Facebook” cresceram 250% no Google. Os usuários que pesquisaram “excluir conta no Instagram” causaram um aumento de 100% nas buscas pelo termo no mesmo período. Além disso, as pesquisas por “desativar notificações” e “desativar temporariamente”, ainda relativos ao Instagram, aumentaram 110% e 120%, respectivamente.
Embora a vontade de apagar as redes sociais e evitar as consequências negativas apresentadas no documentário seja grande, esta não foi a reação da maioria dos espectadores. Ainda segundo dados da Decode, 56% das pessoas que assistiram à obra e comentaram sobre ela no Twitter afirmaram que não vão reduzir o uso das redes. Por outro lado, 44% revelaram que têm vontade de reduzir o tempo na internet.
O documentário “O Dilema das Redes”, dirigido por Jeff Orlowski, reúne funcionários e executivos de empresas como Google, Facebook, Instagram, Youtube, Pinterest e Twitter e discute os perigos causados pelas redes sociais. Os impactos revelados não são apenas para a vida pessoal do usuário, mas também para a democracia e para a sociedade.