Claudia Leitte vira alvo de críticas após lotar show em SP: ‘Já acabou a Covid-19?’

claudia leitte show sp
Vídeos do show circulam pelas redes sociais (Reprodução/@claudialeitte/Instagram)

A cantora Claudia Leitte é um dos assuntos mais comentados no Twitter na tarde deste domingo (28). O motivo é um show realizado em São Paulo ontem (27). A atração arrastou uma multidão, mas o desrespeito às medidas sanitárias de prevenção contra a Covid foi bastante comentado nesta tarde, especialmente por bolsonaristas, que acusaram a cantora de “hipocrisia”. A prefeitura da capital paulista foi procurada pelo BHAZ e comentou as possíveis infrações apontadas na internet (veja abaixo).

Claudia Leitte foi a atração principal da Festa Blow Out. Em cima de um trio elétrico, a artista contagiou o público com suas músicas. Vídeos postados nos stories do Instagram da cantora mostram a multidão que compareceu na avenida Francisco Matarazzo.

Antes do show começar, Claudia deu uma breve explicação sobre a apresentação. “Evento realizado com limitação de público, exigência de comprovante de vacina e outras exigências sanitárias estabelecidas pela secretaria de Saúde de São Paulo”.

Repercussão

As imagens circulam pela web e nelas é possível ver o descumprimento, por exemplo, da não utilização da máscara de proteção. A hashtag “Claudia Leite Genocida” está sendo utilizada pelos internautas ao comentar sobre o assunto.

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estão comparando as aglomerações realizadas pelo político durante a pandemia com o show da cantora.

“Já podemos chamar a #ClaudiaLeiteGenocida ou de hipócrita? Já acabou o risco de Covid-19? Ah! Já entendi, depois do Carnaval, colocamos a culpa no presidente”, “Aonde está o distanciamento e as máscaras? Hipocrisia a gente vê por aqui”, criticaram alguns internautas.

Não é só ela

Outros internautas questionaram as fortes críticas direcionadas somente a Claudia Leitte. “É hipocrisia ela falar em aglomeração e depois fazer um show desses, mas diversos cantores sertanejos e internacionais têm feito o mesmo e ninguém fala nada”, comentou um internauta.

Uma usuária do Twitter lembrou do rodeio realizado em Jaguariúna, São Paulo, e o silêncio dos críticos. “O evento começou às 20h da noite de sábado e terminou 9h desse domingo e ninguém falou nada sobre isso. Mas com a Claudia Leitte é diferente. Bando de hipócritas”, desabafou.

O que diz a prefeitura?

Procurada pelo BHAZ, a Prefeitura de São Paulo informou que “pelas regras atuais, não há mais limite de pessoas nos estabelecimentos comerciais”. Sendo assim, a capacidade do público no show não infringiu as determinações.

Sobre o não uso da máscara, o Executivo municipal esclareceu que vem orientando a população com relação à necessidade da correta utilização do acessório de proteção.

“Até o momento, mais de 19,8 mil estabelecimentos foram orientados quanto à necessidade do uso correto de máscaras, 13,4 mil materiais gráficos educativos distribuídos e 1,8 mil máscaras distribuídas nas ações nos grandes centros comerciais, nas diferentes regiões de São Paulo e locais com o maior fluxo de pessoas”, afirma trecho da nota encaminhada à reportagem.

Nota da Prefeitura de São Paulo

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), informa que, desde o dia 1º de julho de 2020, o órgão tem orientado munícipes sobre a importância e a necessidade do uso correto de máscaras de proteção facial, para evitar a propagação de gotículas nasais ou salivares no ambiente. Os Agentes conscientizam os cidadãos e os estabelecimentos para afixarem cartazes nos comércios, com orientações sobre a Covid-19 e o uso correto da máscara.

Na capital, as ações estão sendo realizadas pelas 28 Unidades de Vigilância em Saúde (UVIS) espalhadas na cidade. Os profissionais são responsáveis pelas abordagens e orientações aos munícipes, para a correta utilização das máscaras nos grandes centros comerciais, nas diferentes regiões de São Paulo e locais com o maior fluxo de pessoas.

Até o momento, mais de 19,8 mil estabelecimentos foram orientados quanto à necessidade do uso correto de máscaras, 13,4 mil materiais gráficos educativos distribuídos e 1,8 mil máscaras distribuídas nas ações nos grandes centros comerciais, nas diferentes regiões de São Paulo e locais com o maior fluxo de pessoas. A Prefeitura tem optado por ações educativas, reforçando à população a necessidade do uso correto das máscaras, não fazendo desta uma ação punitiva, com multas”.

Edição: Giovanna Fávero
Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!