Cléo Pires amputada em campanha da Vogue gera polêmica e críticas na web

cleo pires amputada campanha vogue
Reprodução/Facebook

Uma campanha da revista Vogue Brasil se transformou em alvo de polêmica e de críticas nas redes sociais nesta quarta-feira (24). A ação gera revolta entre internautas por mostrar os atores Cleo Pires e Paulinho Vilhena como deficientes físicos. Os famosos aparecem em montagens com partes dos corpos de atletas que vão disputar os Jogos Paralímpicos. O objetivo da novidade, segundo a publicação, é dar visibilidade ao evento que ocorre entre os dias 7 e 18 de setembro no Rio de Janeiro.

“A Olimpíada do Rio 2016 chegou ao fim, mas o clima esportivo segue na cidade com a chegada dos Jogos Paralímpicos. Para atrair visibilidade ao evento e colaborar com a venda de ingressos, Cleo Pires aceitou sem pensar duas vezes o convite para ser embaixadora da competição e estrela a campanha Somos Todos Paralímpicos, ao lado do ator Paulo Vilhena”, diz um texto publicado no site da Vogue. O conteúdo também foi reproduzido no Instagram e no Facebook.

Cléo Pires amputada

Na rede social de compartilhamento de imagens, a publicação que mostra Cleo e Paulinho como deficientes não escapou das críticas, assim como o ocorreu no Facebook. “Sério, que ideia de mau gosto! #SomosTodosParalímpicos? Isso é sério de verdade? Colocar a Cléo e o Paulinho como deficientes teria como propósito dar destaque a quem DE FATO é deficiente? Porque se era isso continua doentio.
Usassem os próprios atletas, eles são Paralímpicos. Estou falando na moral”, diz um dos comentários mais populares. A jovem que o escreveu recebeu mais de 1,2 mil curtidas.

“Ao invés de colocar a Cléo na ‘pele’ de Bruna Alexandre, ou Paulo Vilhena no ‘corpo’ de Renato Leite, por que não CHAMARAM OS ATLETAS PARA ESTRELAR A CAMPANHA? Porra gente, em um momento que se fala sobre REPRESENTATIVIDADE vocês me colocam uma campanha dessas? Apaga que dá tempo de consertar essa cagada!”, comentou uma outra usuária do Facebook. “Quem é que aprova uma coisa bizarra dessa? Não acredito que não teve uma pessoa com um mínimo de noção pra impedir isso, pra bater no ombrinho de quem teve a ideia e falar: Cara, que close errado!”, postou uma terceira.

cleo3
Cleo Pires e Paulinho Vilhena posam junto com os atletas paralímpicos, Renato Leite e Bruna Alexandre
Divulgação/Vogue Brasil

Apesar das críticas, a Vogue e a agência África, responsável pela parte criativa da campanha, ainda não se pronunciaram sobre o assunto. Cleo Pires e Paulinho Vilhena também não falaram sobre a polêmica publicamente. Renato Leite, atleta da categoria vôlei sentado, foi o único a se pronunciar. Por meio do Instagram, ele escreveu que a campanha foi apoiada pelos esportistas e que demonstra igualdade.

E você, o que acha?

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!