Justiça determina que Google retire vinculação automática de Deolane ao termo ‘bafuda’

deolane bafuda
A advogada Deolane Bezerra conseguiu na Justiça que o Google remova a relação automática entre ela e o termo ‘bafuda’ no site de buscas (Reprodução/@dra.deolanebezerra/Instagram + Google)

A advogada Deolane Bezerra conseguiu na Justiça que o Google remova a relação automática entre ela e o termo “bafuda” no site de buscas. Na última semana, a 1ª Vara Cível de São Paulo havia negado o pedido da ex-participante do reality A Fazenda, mas ela recorreu junto da advogada e ex-BBB, Adélia dos Santos, que a representa nesta ação.

O apelido maldoso teve início depois que doutora Deolane participou do reality da TV Record. No programa, outros participantes começaram a chamá-la dessa forma por ela, supostamente, sofrer de mau hálito.

Desde então, quando se pesquisa por “bafuda” no Google, logo a advogada aparece como resultado. Segundo consta na ação, Deolane “não suporta mais ver seu nome e imagem relacionados a este termo, e, sinceramente, esta situação atingiu o emocional desta, que sente vergonha diante de tal situação”.

Segundo o juizado, não há nenhuma irregularidade nos resultados de busca que apresentam reportagens e artigos que mencionam a Deolane junto ao termo, já que ela aceitou voluntariamente participar do reality show.

‘Indevida exposição’

Os julgadores, contudo, reavaliaram a exibição automática da imagem da autora quando o termo “bafuda” é pesquisado. “A pesquisa parece representar abuso e indevida exposição da intimidade da parte”, diz um trecho da decisão, publicada nessa terça-feira (23).

Dessa forma, o Google tem até domingo (28) para retirar a vinculação automática da imagem de Deolane e da descrição dela como resultado à pesquisa da palavra “bafuda”.

Rosto e nome de Deolane bezerra aparecem como resultado automático ao termo “bafuda” (Reprodução/Google)
Edição: Giovanna Fávero
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!