VÍDEO: Atriz Ludmila Dayer revela diagnóstico de esclerose múltipla

ludmila dayer
Atriz sofria com sintomas desde 2019, mas recebeu o diagnóstico somente ano passado (Reprodução/@ludayer13/Instagram)

A atriz Ludmila Dayer revelou ter sido diagnosticada com esclerose múltipla em transmissão ao vivo no Instagram, nessa quarta-feira (28). A artista de novelas como “Malhação” e “Senhora do Destino” explica que o diagnóstico ocorreu mais de um ano após o início dos sintomas.

Ludmila é brasileira, mas naturalizada estadunidense. No “ao vivo”, ela contou que um médico norte-americano foi responsável por informá-la da condição. A atriz mudou a alimentação para reduzir os sintomas da esclerose múltipla.

“Eu estava esperando ficar melhor e boa para eu começar a falar sobre”, começou. “A única alternativa que eu tinha pros meus sintomas diminuírem era eu mudar minha alimentação”, disse na rede social.

Esclerose Múltipla

Segundo a ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla), a doença é crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa atacam o sistema nervoso central, podendo provocar lesões cerebrais e musculares. A associação também informa que a doença não é suscetível de prevenção, bem como não é contagiosa e nem considerada uma doença mental.

De origem ainda desconhecida, a esclerose múltipla não tem cura. O tratamento tem como objetivo atenuar os sintomas e diminuir a progressão da doença.

Sintomas viraram ‘pesadelo’

Depois que pegou Covid-19 no começo de 2020, Ludmila começou a ter perda de memória, reflexo e fraqueza. “Eu comecei a perder a visão, comecei a viver um inferno”, recorda.

Sem passar por vários exames e não ter respostas, Ludmila começou a achar que estava “criando coisas” na cabeça dela. Ela conta que fez um tratamento espiritual e viveu momentos de introspecção.

Assim, no final do ano passado, um médico de Los Angeles enfim conseguiu diagnosticá-la. “É uma coisa chamada EBV [Epstein-Barr]. É um vírus, não sei se vocês já ouviram falar. Aqui nos Estados Unidos tá sendo muito comentado”, afirma.

Atriz vive hoje sem sintomas

Ludmila afirma que, depois de oito meses com a nova dieta, parou de ter sintomas. Ela cortou alimentos como o glúten, os ovos e as proteínas animais.

“Eu só chorava, rezava e pedia a Deus uma orientação. Quando comecei a ver que certos alimentos que a gente come causam inflamação no corpo e outros desinflamam o corpo, comecei a pensar em tudo que iria colocar pra dentro”.

A atriz destaca que embora a mudança na dieta tenha funcionado, ela não é médica ou nutricionista. Dessa maneira, não pode falar por todos os pacientes. “Essa mudança que eu fiz na minha vida é com orientação médica e não quero também vender nada. É minha opinião, da minha vida e minha experiência”.

Outra global diagnosticada com a esclerose múltipla é Guta Stresser, a Bebel de “A Grande Família”. Ela também falou abertamente sobre a doença e como tem lidado com os desdobramentos da condição (veja aqui).

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!