‘Vem vindo aí’: Mauricio de Sousa diz que personagem gay da Turma da Mônica está próximo

mauricio de sousa turma da monica
Mauricio de Sousa falou sobre a temática LGBT nas revistas em quadrinho da Turma da Mônica (Divulgação/Mauricio de Sousa)

Mais famoso quadrinista da história brasileira, Mauricio de Sousa revelou que o primeiro personagem gay da Turma da Mônica já está sendo pensado com ajuda de roteiristas. Em entrevista à BBC Brasil, ele se emocionou ao falar do filho Mauro Sousa, declaradamente homossexual, e explicou como o novo personagem poderia ser inserido na revista de quadrinhos mais famosa do Brasil.

Não é a primeira vez que um personagem homossexual é cogitado para fazer parte do elenco da Turma da Mônica. Em 2019, Mauro Sousa falou sobre o tema e disse não ter data para o lançamento, mas que já estava sendo feito “a todo vapor”. “Além de mim e do Rafa [marido], outras pessoas engajadas na causa LGBT estão envolvidas no projeto. Vamos fazer limonada com limão”, explicou, na época, o diretor de parques e eventos da Mauricio de Sousa Produções ao Extra.

Durante a entrevista, Mauricio de Sousa conta que o personagem ainda está em construção com os roteiristas. Ainda não se sabe como ele aparecerá nas revistinhas. Pode ser que seja como um personagem adulto na revista infantil ou aparecer na Turma da Mônica Jovem, por exemplo.

Discutindo com roteiristas

O autor de 86 anos diz que recebe muitas ideias, mas que preza pela cautela na hora de tratar o tema. “Vem vindo aí… Estou esperando um pouquinho que esteja cada vez mais aceita a posição do gay, principalmente. Eu tenho um filho, bem, que se assume [homossexual] e eu adoro meu filho [Mauro Sousa, diretor de espetáculos, parques e eventos da Mauricio de Sousa Produções]. Ele cuida de uma parte tão importante [da empresa], que é a de shows e espetáculos. E dá um nó no pessoal que já tem mais idade e mais experiência”, conta.

“Estamos discutindo isso, sim. Estamos discutindo com os roteiristas, com o Mauro, com o pessoal próximo da gente aí para que haja um personagem positivo. Em todos os sentidos”, explica. Nesse momento, a reportagem conta que ele ficou visivelmente emocionado ao falar do filho. “Afinal de contas, quando eu tomei café uma vez com o Mauro e o marido dele, abri a janela, né?”, lembra.

Emoção ao falar do filho

Ainda emocionado, Mauricio relembra o dia em que Mauro falou sobre sua orientação sexual. Para o pai, foi algo bem tranquilo. “Em casa foi natural. Eu acho que [para ele também], pelo que ele falou. Ele se abriu comigo também. E nos entendemos muito bem, sempre. Com meus filhos eu me entendo sempre muito bem. Esse caso foi meio diferente mas também foi uma experiência muito interessante e agradável, porque é a porta da vida e da felicidade. Realização também.”

“Não pode haver obstáculos para sensações. É uma maneira, uma atitude, é uma palavra que me foge agora…”, explica. “De comportamento… Também não é comportamento, me foge a palavra. Mas de qualquer maneira, acho que todos nós temos o direito de viver o que nos é agradável, necessário e nos faz bem. Mas, principalmente, se faz bem para mais de um, é melhor ainda. Acho que foi uma experiência muito boa para mim também”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!