A marca brasileira Osklen gerou polêmica nas redes sociais após iniciar a venda de máscaras protetoras de grife. As críticas têm relação com o preço dos artigos: um kit com dois itens foi anunciado por R$ 147. Nas redes sociais, muitos encararam o lançamento como uma tentativa abusiva de lucrar em meio a pandemia.
As máscaras contavam com estampas variadas, incluindo frases em inglês, como “Respect and breathe” (respeite e respire). No site da marca, a campanha anunciava que os artigos foram produzidos “bravamente” por suas costureiras. Além disso, a cada kit vendido, a empresa doaria uma cesta básica para a comunidade do Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro.
Mesmo com a ação social associada ao produto, o preço ainda foi considerado absurdo por muitos usuários das redes sociais. A empresa chegou a limitar os comentários em seu perfil do Instagram, por causa do grande volume de críticas.
“Um dos comportamentos que a pandemia do coronavírus tem nos feito refletir é sobre o consumo. Qual a necessidade de uma máscara da Osklen custar R$ 147, quando encontra-se fácil no mercado a R$ 5 ou R$ 10? Enquanto milhões padecem sem emprego, sem alimento, sem perspectiva?”, escreveu um usuário do Twitter.
Osklen vendendo mascara a 147 reais..quem disgraca vai sair nas ruas desfilando ” OLHA MINHA MASCARA, É OSKLEY”, muito sem noção essa empresa. pic.twitter.com/qecAjlhGKN
— Carlos_EcBAHIA (@CarlosJavi5988) May 5, 2020
A máscara de 140 reais da Osklen e a capa da Vogue Brasil vestindo a Giselle Bundchen de Prada dizendo sobre um “novo normal” a 200km/h qual dos dois é o mais sem noção em tempos de pandemia
— o igor da tcd (@heyaigu) May 6, 2020
Gosto de algumas coisas da Osklen, não só dos produtos, mas ações que fazem na Amazônia, porém não tinha UMA pessoa pra falar “galera, não é momento pra lançar máscara com frase gringa e cobrar 3 cestas básicas com desculpa que doaremos uma”. Que coisa bizarra. https://t.co/mK6VXWB9hP
— Pedro Henrique (@ph_caixeiro) May 6, 2020
A resposta da empresa
Após toda a repercussão negativa, a Osklen decidiu encerrar a campanha e tirou as máscaras do catálogo. Além disso, publicou, pelas redes sociais, uma justificativa dizendo que lucraria somente 7% do valor do produto, o que equivale a R$ 11 por kit vendido.
Publicou também uma imagem, mostrando como seria distribuído o valor das máscaras. No entanto, a explicação acabou novamente sendo alvo de críticas, já que mostrava que o valor da cesta básica doada seria totalmente custeado pelo cliente, sem a contribuição da empresa.
É chocante o amadorismo da @osklen em lidar com a crítica da venda de uma máscara a 147 reais. Respondeu fazendo conta. https://t.co/cJXiDmCmXN. Seria tão melhor para a empresa mesmo aderir à doação de máscaras e não em capitalizar com uma crise de saúde. pic.twitter.com/SZ6L2tG3zx
— Thiago Amparo (em ?) (@thiamparo) May 7, 2020
Mais uma vez, a Osklen teve que voltar atrás e apagou a justificativa das redes sociais. À coluna do Leo Dias, afirmou que a campanha aconteceu após a empresa doar máscaras para hospitais e os clientes pedirem a adição do item ao catálogo. No entanto, decidiram repensar a ideia, após as críticas.
“Independente disso, continuaremos com nossa ação social iniciada em abril de produzir e doar 50 mil máscaras hospitalares para profissionais de saúde”, concluiu a empresa.