Participante do MasterChef é picado por aranha marrom e passa por cirurgia: ‘O veneno espalhou’

aranha marrom pica masterchef
Aranha marrom é uma das menores e picada também é pequena (IMAGEM ILUSTRATIVA/Agência Brasil)

Participante da quarta temporada do reality MasterChef Profissionais, da Band, o chef Wilson Cabral precisou passar por uma cirurgia após ser picado por uma aranha marrom.

O cozinheiro de Sorocaba (SP) levou uma picada em uma das pernas e, sem conseguir andar, precisou ser levado a um hospital. Ele conversou com a reportagem do site MasterChef e explicou a situação.

Segundo Wilson, o veneno da aranha marrom se espalhou provocando uma infecção. “Virou uma infecção e minha perna ficou ruim. Tomei remédio, mas o veneno espalhou”, contou ele.

“Na semana passada, eu não estava mais conseguindo andar e tive de ser internado. O médico viu que precisava operar para tirar o tecido morto e a infecção”, disse Wilson. 

Ainda de acordo com o cozinheiro, a cirurgia foi bem-sucedida. “Graças a Deus estou me sentindo bem melhor. Talvez eu tenha alta hoje. Quero voltar à ativa!”, declarou. 

Aranha marrom

Além de causar lesões graves na pele, que podem durar meses até serem curadas, a picada da aranha marrom provoca, em alguns casos, efeitos sistêmicos, como hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos), agregação plaquetária, inflamação e falência renal, o que pode levar ao óbito do paciente.

A picada da aranha-marrom é indolor e a reação local ocorre imediatamente. Normalmente, as vítimas só procuram ajuda quando a lesão na pele já está instalada. “A necrose dos tecidos não é apenas consequência do veneno, mas de uma cascata de reações do próprio organismo, acionadas pela principal proteína da toxina”, disse explica Denise Tambourgi, pesquisadora do Instituto Butantan.

Com Agência Brasil

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!