PRF salva ‘Batman’ após bateria do batmóvel descarregar durante blitz

batman-de-floripa-recarrega-batmóvel
Homem conhecido como ‘Batman de Floripa’ se veste do personagem para fazer trabalhos voluntários (Reprodução/@prf_sc/Instagram)

O Batman está diferente! Um homem que se veste de Batman para fazer trabalho voluntário em hospitais recebeu uma ajudinha da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para recarregar o batmóvel, em Biguaçu (SC). Renato Bilbao Soares, de 54 anos, estava com a fantasia do personagem da DC Comics dentro do carro estilizado quando foi parado por uma blitz da polícia, no dia 30 de abril. O veículo acabou descarregando, e a PRF o ajudou fazendo a chamada “chupeta”.

Ao BHAZ, Renato conta que a Polícia Rodoviária estava fazendo uma blitz na BR-101, em Biguaçu. “Eu estava trajado de Batman e eles fizeram várias verificações no batmóvel. Eu falei que fazia um trabalho social com crianças, eles acharam legal e eu passei um grande tempo conversando com os policiais e fazendo as verificações”.

Acontece que o carro que Renato Bilbao usa para fazer o personagem do Batman é estilizado para se parecer com o batmóvel, o que acabou chamando a atenção da PRF no momento da blitz. Ele relembra que passou muito tempo com o farol acesso durante a inspeção e enquanto conversava com os policiais, e o veículo acabou descarregando. Assista um vídeo do momento:

‘Emergência inusitada’

A polícia noticiou o caso nas redes sociais: “Durante plantão na BR 101, em Biguaçu, os PRFs foram surpreendidos por uma emergência inusitada: o Batman pediu ajuda dos agentes porque a bateria do batmóvel descarregou. A equipe rapidamente providenciou cabo de transferência de carga, solucionou o problema, e o herói dos quadrinhos seguiu seu caminho”.

Trabalho voluntário

Renato, que é aposentado, diz que se inspirou em uma outra pessoa que se vestia de Batman para fazer trabalhos voluntários, e decidiu fazer o mesmo. “Eu já tinha o carro e uma máscara, e o resto da vestimenta eu fui conseguindo com o tempo”.

“Eu faço visitas periódicas em um hospital infantil que é referência em Florianópolis na área oncológica, então dou uma percorrida visitando todos os leitos. Também faço campanhas para crianças especiais que chegam até mim, e no Dia das Crianças, Natal e Ano Novo eu promovo campanhas em comunidades para arrecadar alimentos e brinquedos”, detalha.

O voluntário conta que no momento está fazendo eventos dentro do que ele chama de “Corrente do Bem”. O objetivo é destinar a arrecadação feita nesses eventos para ajudar crianças que possuam algum tipo de necessidade. Renato Bilbao tem uma página no Instagram em que posta suas práticas interpretando o personagem, o “Batman de Floripa” (confira aqui).

Edição: Vitor Fernandes
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!