Rita e Roberto: A história de amor que rendeu frutos na música e na vida

rita lee e roberto de carvalho
Relação de quase meio século rendeu inúmeros hits que marcam o rock brasileiro até hoje (Reprodução/@ritalee_oficial/Instagram)

Quem é fã de Rita Lee, ícone do rock brasileiro, também conhece o papel que Roberto de Carvalho representava na vida e carreira da artista. Os dois se conheceram em 1976 e, além de diversas composições em conjunto, tiveram três filhos: Beto, João e Antônio.

“Você e eu somos um caso sério”, canta Rita na letra que escreveu com o companheiro na década de 1980. Os hinos apaixonados, embalados por melodias sensuais que beiram o erotismo, eram marca registrada nas faixas que a dupla compartilha.

O cupido da relação foi Ney Matogrosso, que tem hoje 81 anos. Roberto era guitarrista do artista na época em que Rita integrava a banda Tutti Frutti, o que levou ao encontro dos dois. “O gato, além de lindo, cheiroso e excelente guitarrista, também se mostrava exímio pianista. Amor à primeira tecla. Humm”, escreveu Rita em sua autobiografia.

Casamento rendeu hits – e três filhos

A rainha do rock engravidou do primeiro filho, Roberto ou “Beto” Lee, em 1977. Ela acabou presa por porte de maconha, quando a ditadura militar vigorava no Brasil, momento que marcou sua luta contra o conservadorismo também fora do universo musical.

Já dois anos depois, nasceu João. Em 1981, veio ao mundo o terceiro filho do casal, o Antônio.

Com 20 anos juntos, Rita e Roberto decidiram casar “oficialmente” no civil somente em 1996. Desde então, os dois seguiam juntos e Roberto acompanhou a parceira na batalha contra o câncer de pulmão que ela descobriu em 2021.

Dentre os hits que eles compartilham, estão “Baila Comigo”, “Alô, Alô Marciano”, “Amor e Sexo”, “Bem-Me-Quer”, “Copacabana Boy” e “Mania de Você”, um dos maiores sucessos da dupla.

Por meio das redes sociais, Beto Lee publicou uma foto da mãe na juventude com uma mensagem de pesar. “Te amo para sempre. Uma parte gigante de mim morreu hoje”.

Reprodução/Instagram

Ele recebeu comentários de conforto de fãs de Rita e outros artistas que lamentam a perda. “Ô, Beto. Muito amor pra vocês”, desejou a cantora Maria Gadú. “Querido Beto, o mundo chora junto com você. Rita Lives Forever”, lamentou Lulu Santos. “Força, meu amigo! Sua mãe vive em você!”, comentou o ator Bruno de Luca.

“Meu irmão, meus mais sinceros sentimentos! Sinta-se abraçado! Não há palavras apenas todo carinho, consideração, amor e solidariedade para oferecer a ti e a sua família! Rita cumpriu sua missão brilhantemente! Ficará tatuada pra sempre em nossos corações, alma, mente e espírito através de suas canções, expressões de afeto!”, escreveu Tico Santa Cruz.

Morre Rita Lee aos 75 anos

A cantora Rita Lee, ícone do rock brasileiro, morreu na noite dessa segunda-feira (8), em São Paulo, aos 75 anos. A informação foi confirmada no perfil oficial da artistas nas redes sociais, nesta terça-feira (9).

O velório de Rita Lee será aberto ao público, no Planetário do Parque do Ibirapuera, amanhã, das 10h às 17h. “Nesse momento de profunda tristeza, a família agradece o carinho e o amor de todos”, diz o texto.

A cantora, que revolucionou a música brasileira, travava uma batalha contra o câncer há dois anos. Em fevereiro deste ano, ela chegou a ser internada no Hospital Albert Einstein com quadro de saúde “extremamente delicado”, mas recebeu alta e voltou para casa alguns dias depois.

Rock brasileiro de luto

Rita Lee tem 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste quesito no Brasil. Ela perde apenas para Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves. A carreira da artista mistura o rock com outros gêneros populares no Brasil.

A cantora era ex-integrante do grupo Os Mutantes e do Tutti Frutti. Além disso, sempre esteve presente em importantes revoluções no meio da música e da política.

São muitos hits na carreira da cantora, dentre eles: “Ovelha Negra”, “Lança Perfume”, “Agora Só Falta Você”, “Banho de Espuma”, “Desculpe o Auê”, “Erva Venenosa”, “Reza”, “Menino Bonito”, “Flagra” e “Doce Vampiro”.

Confira uma apresentação de Rita e Roberto com a música “Caso Sério”:

Na 23ª edição do Grammy Latino, em 2022, ela foi prmeia com um Lifetime Achievement Award, que homenageia “artistas que fizeram contribuições significativas à indústria fonográfica”.

Ainda este ano, a cantora lançou o livro “Rita Lee: Outra autobiografia”, pela Globo Livros. No livro, ela conta detalhes do seu tratamento contra o câncer de pulmão, diagnosticado em 2021.

Edição: Roberth Costa
Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!