SBT demite jornalista Matheus Baldi, envolvido em exposição do caso Klara Castanho

matheus baldi
Matheus Baldi foi demitido do SBT na última sexta-feira (Reprodução/@pfofocalizando/Twitter)

O jornalista Matheus Baldi não faz mais parte do SBT desde sexta-feira (15). O profissional trabalhava no time de apresentadores fixos do Fofocalizando desde maio, e a decisão da emissora pela saída dele pode ter sido motivada pelo caso de vazamento da gravidez da atriz Klara Castanho, fruto de um estuproa. Nas redes sociais, Baldi comentou sobre o caso e culpou a diminuição do tempo do programa por sua saída.

O profissional usou os stories, do Instagram, para explicar a demissão. “Eu não estava no Fofocalizando porque eu cheguei lá, conversei com o diretor, e ele me explicou que, quando eu fui contratado, o programa tinha uma hora e quarenta minutos. Eu era o integrante mais novo do programa”.

“Agora, com uma hora, eram muitos participantes para esse tempo de duração. Então, foi necessário fazer esse ajuste. Não teve nada mais do que isso. Sou muito grato ao SBT e o programa é incrível”, relatou o jornalista.

A demissão do profissional ocorre justamente após o nome de Baldi ser associado ao caso de vazamento do estupro de Klara Castanho. Quando o caso estourou, no mês passado, o Fantástico chegou a citá-lo como uma das pessoas responsáveis por trazer a história à tona.

Jornalista negou culpa

Pouco após a repercussão do caso de Klara Castanho, Chris Flores comentou sobre o ocorrido durante o programa e disse que o Fofocalizando não falou sobre o assunto antes de ele ser divulgado na mídia. Na época, Baldi ainda negou ser culpado pela exposição da atriz.

Segundo ele, uma fonte “muito confiável” teria falado sobre a gravidez de Klara Castanho pelo telefone. Ele disse que mandou uma mensagem via e-mail para a assessoria, para confirmar o caso, que já era certo a essa altura para o jornalista. Como não obteve retorno, teria optado por postar a notícia, mas sem confirmar a gravidez.

Pouco após a postagem, o jornalista recebeu um telefonema da assessoria. “‘Matheus, eu preciso te falar, isso não se trata de uma gravidez comum, a Klara foi vítima de uma violência, a Klara foi vítima de um abuso, de um estupro. E preciso que você apague isso’. Naquele momento, ela colocou a Klara na ligação. E a Klara entrou me pedindo ‘Pelo amor de Deus, pela minha vida, apague esse post, porque eu não quero falar sobre gravidez’. E eu disse ‘claro e apaguei”.

Agradecimentos da atriz e elogios da assessora

Ainda de acordo com o jornalista, o tempo entre a matéria ser postada e apagada foi de poucos minutos. Ele disse que a própria Klara chegou a agradecê-lo via mensagem, assim como a assessora da atriz, que ainda teria o elogiado pelo trabalho e compreensão.

“Nunca mais mexi nessa história e não posso ser responsabilizado pelo tudo o que, depois, as pessoas, sabendo do que se tratava, fizeram”, completou o jornalista logo na sequência.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!