O cenário de destruição registrado no Rio Grande do Sul continua mobilizando ajuda comunitária. Um vídeo divulgado ontem (5) no X, antigo Twitter, mostra um “cordão humano” de resgate a vítimas das chuvas fortes que assolam o estado desde o último dia 26.
Formado por civis e paramilitares, o “cordão humano” se formou na cidade de Canoas, na Grande Porto Alegre. As imagens mostram pessoas submersas na água suja enquanto tentam puxar barcos que reúnem desabrigados. Também é possível notar a altura atingida pela água, que cobre parte das moradias locais.
VÍDEO: Pessoas formam 'cordão humano' para resgate de vítimas da chuva no RS pic.twitter.com/11P7dL02xk
— BHAZ (@portal_bhaz) May 6, 2024
Nesse domingo (5), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualizou os números sobre a tragédia causada pelas chuvas fortes no estado. O novo boletim indica que há 78 mortes confirmadas, 175 feridos e 105 desaparecidos.
Ainda segundo o relatório, quase 850 mil pessoas foram impactadas pelo mau tempo. Dessas, 134.331 tiveram de abandonar as casas em que viviam, sendo que 115.844 estão desalojadas e outras 18.487 vivem em abrigos. Dos 497 municípios gaúchos, 341 foram afetados por alguma ocorrência relacionada às chuvas.
A catástrofe já é considerada o pior desastre climático da história gaúcha pelas autoridades. O total de mortes já ultrapassou o número do desastre anterior (54), que ocorreu em setembro de 2023, quando um ciclone extratropical atingiu o estado.
Como ajudar?
O governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado. A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) número 92.958.800/0001-38. As contribuições em dinheiro podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas.
Nesse canal oficial de doações, os recursos serão revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura das cidades. A gestão e fiscalização dos recursos doados ficarão a cargo de um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria da Casa Civil do estado e auditado por representantes do poder público local e de entidades de assistência social.
Dados para doação:
Conta SOS Rio Grande do Sul
Chave Pix – CNPJ 92958800/000138
Banrisul
Alerta
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que — para aumentar o nível de prevenção — as pessoas podem fazer um cadastro e receber alertas meteorológicos do órgão. Basta enviar o CEP da localidade por SMS para o número 40199. Uma confirmação vai ser enviada e o número ficará disponível para receber as informações.
Também é possível se cadastrar pelo Whatsapp: (61) 2034-4611. Um robô de atendimento fará a interação e o usuário poderá compartilhar a localização atual ou qualquer outra de interesse para receber as mensagens da Defesa Civil.