Mais um caminhão usou a área de escape do Anel Rodoviário, em Belo Horizonte, para evitar um acidente grave neste domingo (18). Desta vez, o veículo chegou a passar dos limites da área, batendo em uma árvore em seguida. Ninguém ficou ferido.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o caminhão transportava chapas de aço e perdeu os freios. O veículo ainda estaria irregular e com sobrecarga, sem autorização especial para transportar a carga excedente.
O motorista direcionou o caminhão em direção à área de escape ao passar pelo Anel Rodoviário na altura do bairro Olhos D’Água, região Oeste de BH, quando percebeu que os freios não funcionavam.
Além da PM Rodoviária, a BHTrans também atua no local.
📍A Área de Escape do Anel Rodoviário evitou, nessa manhã, o que poderia se tornar mais um acidente grave. Um caminhão carregado com chapas de aço precisou utilizar a área depois de apresentar problemas nos freios. Nossa equipe está no local! pic.twitter.com/I1t8GurCGk
— OficialBHTRANS (@OficialBHTRANS) June 18, 2023
Acidentes evitados
A área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte também foi utilizada na última quinta-feira (15). Imagens de câmeras de segurança da BHTrans mostram o momento exato em que o espaço é usado para desacelerar o veículo.
Construída pelo município, a Área de Escape é um dispositivo de segurança para evitar acidentes. Muitas vidas foram salvas desde a inauguração da estrutura. Em nove meses de funcionamento, a Área de Escape já evitou sete acidentes graves. @prefeiturabh pic.twitter.com/MEzyq2dySS
— OficialBHTRANS (@OficialBHTRANS) June 15, 2023
A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) formalizou a entrega da nova área de escape no Anel Rodoviário com o objetivo de minimizar o número de acidentes que ocorrem na rodovia. A área engloba um trecho de 400 metros entre a BR-356 e o trevo do bairro Betânia, na região Oeste da capital.
Segundo números do comando de policiamento rodoviário, mais de 270 acidentes ocorreram no local somente em 2022, ocasiões em que nove pessoas morreram.
As áreas de escape auxiliam os veículos sem controle a desacelerarem de emergência de maneira segura. A estrutura é composta por uma caixa de concreto, semelhante a uma piscina, com camadas de argila que reduzem a velocidade dos veículos, fazendo-os parar sem colidir contra outros carros.
A área também ganhou reforço de iluminação com luminárias LED e uma pintura xadrez em branco e vermelho, para chamar a atenção dos motoristas. Ela é administrada pela BHTrans e pela Sumob (Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte).