Prefeitura autoriza retorno de mais seis feiras permanentes em BH

volta feira hippie
Especialista acredita que é difícil seguir medidas de prevenção nas feiras (Moisés Teodoro/BHAZ)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) autorizou, nesta quarta-feira (7), a retomada do funcionamento de seis feiras permanentes da capital. A decisão, publicada no DOM (Diário Oficial Municipal), vem 10 dias após a autorização do retorno da Feira Hippie, que já teve duas edições com as novas medidas de segurança em decorrência da pandemia. As precauções também deverão ser adotadas pelas outras feiras que foram autorizadas (relembre as regras aqui).

As feiras que podem voltar a funcionar na capital, a partir de hoje, são:

  • Feira da Praça Duque de Caxias;
  • Feira do Bairro Sagrada Família;
  • Feira da Praça Comendador Negrão de Lima;
  • Feira do Bairro Jaraguá;
  • Feira do Bairro Buritis;
  • Feira do Bairro São Gabriel;

Reabrir feiras é seguro?

Para o infectologista Leandro Curi, o funcionamento das feiras não deve ser um estímulo para que a população deixe de ficar em isolamento, principalmente no momento em que a transmissão do coronavírus na cidade volta a subir. “A pessoa tem que sair por extrema necessidade, não faz sentido sair só porque reabriu. O poder reabre, mas vai depender mais da população. Só vai conseguir efetivamente segurar se a gente evitar ir”, comentou (veja mais aqui).

As medidas determinadas pela PBH são voltadas para a higienização de pontos de toque e distanciamento entre as pessoas. Mas, para o especialista, as feiras são um espaço favorável à transmissão da Covid-19. “O nível de risco de feira é comparado o nível de risco de comércio em geral. O que me preocupa é a higiene e o distanciamento entre as pessoas, porque é difícil fazer higienização o tempo topo e o pessoal toca nos produtos”, exemplificou.

Confira algumas das regras determinadas pela PBH para funcionamento dos espaços:

  • Em barracas contíguas, é recomendável, para segurança dos expositores, o uso de dispositivo de proteção de material resistente e de fácil higienização conforme normas sanitárias, para isolamento entre as barracas;
  • Os feirantes devem disponibilizar dispensadores com álcool 70% em cada barraca e nos locais de alimentação;
  • Uso obrigatório de máscara por todos os frequentadores, incluindo os feirantes, durante o período em que permanecerem na feira, exceto quando estiverem em momento de alimentação.
  • Os feirantes deverão realizar a troca da máscara no máximo a cada quatro horas de trabalho, sempre que estiver úmida ou sempre que necessário;
  • Feirantes em contato direto com o público deverão usar máscara e protetor facial;
  • Higienizar frequentemente as mãos com álcool 70%;
  • Higienizar as mãos dos visitantes a cada vez que eles forem requisitar uma mercadoria.

BH no nível amarelo

Belo Horizonte alcançou a marca de 1,3 mil mortes por Covid-19 nessa terça-feira (6) – dessas, 12 foram registradas nas últimas 24 horas. Ao todo, já são mais de 43 mil infectados pela doença e a taxa de transmissão – já no amarelo – também registrou aumento pelo segundo dia consecutivo, chegando ao nível de alerta. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado hoje pela prefeitura.

O fator RT, que indica, em média, quantas pessoas um infectado pelo vírus pode contaminar e é um dos principais índices considerados na tomada de decisões sobre o funcionamento da cidade, chegou a 1,05 nesta terça. O indicador já havia começado a semana em nível de alerta, marcando 1,02 na segunda-feira (5) e agora sofreu novo aumento. O ideal, segundo o comitê de combate à pandemia da PBH, é que o índice se mantenha abaixo de 1.

indicadores covid-19 boletim pbh
Indicadores da Covid-19 em BH nessa terça (PBH/Divulgação)
Edição: Aline Diniz
Guilherme Gurgel[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!