‘Axé Yayá’: Baianas Ozadas homenageia a força das mulheres no cortejo 2023

bloco baianas ozadas bh carnaval 2020
Baianas Ozadas homenageia Daniela Mercury no Carnaval 2023 (Moisés Teodoro/BHAZ)

Um dos maiores blocos de Belo Horizonte, o Baianas Ozadas, anunciou o tema do seu cortejo para o Carnaval BH 2023. Homenageando a carreira de Daniela Mercury e de outras artistas carnavalescas, a mensagem de ‘Axé Yayá’ vai ecoar nas ruas com o bloco.

Para Geo Ozado, fundador do Baianas Ozadas, o tema deve saudar as rainhas da folia. “Estamos trazendo essa energia, essa força feminina. Da mulher que merece ser mais valorizada, ser mais respeitada, ocupar mais espaços na sociedade, porque a mulher gera o mundo e o futuro é feminino”, afirma.

O bloco vai arrastar multidões pelas ruas na segunda-feira de Carnaval, no Centro de BH.

Confira a programação completa do sábado de Carnaval em BH
Confira a programação completa do domingo de Carnaval em BH
Confira a programação completa da segunda-feira de Carnaval em BH
Confira a programação completa da terça-feira de Carnaval em BH

Sobre o Baianas Ozadas

Um pedacinho do Carnaval da Bahia que se mineirizou e arrastava multidões no centro de BH – antes da interrupção causada pela pandemia. Esse é o bloco Baianas Ozadas, o maior do Carnaval BH 2023, cujo papel é importante na construção da folia belo-horizontina que caiu no gosto dos foliões.

O Baianas Ozadas nasceu justamente da palavra que nomeia o grupo de cantores e percussionistas: a ousadia. Lá em 2012, uma ala com sete amigos da Bahia, vestidos a caráter, invadiu o bloco Cacete de Agulha tocando alguns instrumentos e, com Geo Ozado, fundador do grupo, na voz.

“Foi um negócio muito legal e emocionante e que a gente curtiu. O pessoal perguntou: ‘poxa, vocês vão vir ano que vem de novo?’. Acabou que, para o ano seguinte, em 2013, o baianas virou um bloco de fato”, conta Geo Ozado.

Anota aí

Cortejo 2023 – “Esse ano eu não morro”

Data: 20 de fevereiro
Hora: 9h
Ponto de partida: em frente a Igreja São José, na rua dos Tupis, no Centro.

Edição: Pedro Rocha Franco
Isabella Guasti[email protected]

Jornalista graduada pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022 e também de reportagem premiada pelo Sebrae Minas em 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!