Centro de BH terá 13 novos postos de atendimento da PM durante o Carnaval

pm carnaval bh
Para reforçar o policiamento de BH durante o Carnaval, a PM criou uma Central de Registros de Ocorrências com 13 postos de atendimento (Amanda Dias/BHAZ)

O Carnaval de BH está só começando. E para reforçar o policiamento da capital durante o período de folia, a PM (Polícia Militar) criou uma Central de Registros de Ocorrências com 13 postos de atendimento espalhados pelo Centro de Belo Horizonte.

A central tem capacidade para redigir até 500 ocorrências por dia e vai atuar de forma articulada com a Polícia Civil e com as Bases Comunitárias Móveis instaladas nas Praças Sete, Rio Branco, Raul Soares e Savassi, Mercado Central, área hospitalar e no bairro Floresta.

“Caso ocorra algum incidente naquele que queremos que seja o carnaval mais seguro do país, a Central de Registro terá um ambiente estruturado para receber e ofertar um atendimento imediato e qualificado, o que possibilitará adequações em tempo real nas operações de polícia”, destacou o comandante da 6ª companhia da PM, o major Rodrigo Alencar.

Mais medidas

A Polícia Militar também montou cerca de 20 mil postos de policiamento em toda a região metropolitana de BH. A expectativa é de que centenas de policiais venham do interior para ajudar. Além disso, 350 militares do Corpo de Bombeiros estarão empenhados durante a folia.

Um outro reforço na segurança do Carnaval BH 2023 será o COP-BH (Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte). A equipe ficará responsável por articular, em tempo real, as insituições municipais, estaduais, federais e privadas, para que todos possam agir de forma efetiva.

Em BH, ao menos 4 mil agentes da Guarda Municipal se dividirão em turnos no período oficial da folia e no pré-Carnaval. Além da rotineira segurança e manutenção da ordem pública, os guardas municipais prestarão apoio às equipes de fiscais no combate à ação de vendedores clandestinos, além de episódio de assédio sexual.

Trios elétricos

Conforme dito pelo secretário de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Genilzon Zeferino, o Corpo de Bombeiros é o órgão responsável por cuidar da segurança do trio elétrico durante o Carnaval de BH 2023.

Os guardas municipais, por sua vez, farão o balizamento dos trios elétricos e o controle da fluidez do trânsito, bem como o patrulhamento da concentração e dispersão dos blocos.

Os agentes ficarão, principalmente, nos seguintes locais: Praça da Estação, Savassi, Parque Municipal, Praça Raul Soares, avenida Afonso Pena, Praça da Liberdade, Santa Tereza 

Durante a folia, uma van da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) vai circular pelas ruas de BH para tomar ações imediatas. Dentre elas, interidção de vias e mudança de fluxo em caso de chuvas.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!