Polícia Militar reforça segurança para o Carnaval de BH 2023

polícia militar minas gerais
Polícia Militar investirá na segurança durante o Carnaval de BH 2023 (Moisés Teodoro/BHAZ)

A Polícia Militar apresentou um plano de ação para aumentar a segurança da cidade no Carnaval BH 2023. Durante entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira (31), o Tenente Coronel Cláudio do 1º Batalhão da PM listou quais medidas de segurança a corporação irá tomar no período do Carnaval de BH 2023.

Segundo o Tenente Coronel Cláudio, da Polícia Militar, serão montados 20 mil postos de policiamento em toda a região metropolitana de BH. A expectativa é de que centenas de policiais venham do interior para ajudar. Além disso, 350 militares do Corpo de Bombeiros estarão empenhados durante a folia.

Um outro reforço na segurança do Carnaval BH 2023 será o COP-BH (Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte). A equipe ficará responsável por articular, em tempo real, as insituições municipais, estaduais, federais e privadas, para que todos possam agir de forma efetiva.

Guarda Municipal

O comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Julio Cezar de Freitas afirmou, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (1°), que a equipe inteira estará trabalhando na segurança do Carnaval de BH. Ao todo, serão mais de 4 mil agentes que se dividirão em turnos no período oficial da folia e no pré-Carnaval.

“A gente alterou o período de férias da instituição e todas as atividades vão ser direcionadas para que a gente possa fazer um Carnaval seguro e inclusivo para todo mundo”, declarou o comandante.

Além da rotineira segurança e manutenção da ordem pública, os guardas municipais prestarão apoio às equipes de fiscais no combate à ação de vendedores clandestinos e outras irregularidades. Uma outra tarefa será prestar informações ao público, com atenção especial aos turistas.

Assédio

A Guarda Municipal também estará atenta para combater o assédio, segundo o comandante. “Na sexta-feira, vamos ter um curso direcionado para essa conduta, uma formação e um seminário para tratar desse tema. O Carnaval de BH é vivo e inclusivo, onde todas as pessoas podem participar. Todos podem contar com a guarda e com a Polícia Militar para que possamos fazer uma folia segura em prol de todos”.

Trio elétrico

Conforme dito pelo secretário de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Genilzon Zeferino, o Corpo de Bombeiros é o órgão responsável por cuidar da segurança do trio elétrico durante o Carnaval de BH 2023.

“A segurança do trio passa por um conceito de engenharia dos bombeiros, que têm uma estrutura que avalia as condições desse veículo andar. Durante o percurso é feito um acompanhamento pelo Corpo de Bombeiros, apoiado pela prefeitura”.

Os guardas municipais, por sua vez, farão o balizamento dos trios elétricos e o controle da fluidez do trânsito, bem como o patrulhamento da concentração e dispersão dos blocos.

Os agentes ficarão, principalmente, nos seguintes locais: Praça da Estação, Savassi, Parque Municipal, Praça Raul Soares, avenida Afonso Pena, Praça da Liberdade, Santa Tereza 

Apoio nas ruas

Durante a folia, uma van da Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) vai circular pelas ruas de BH para tomar ações imediatas. Dentre elas, interidção de vias e mudança de fluxo em caso de chuvas.

“O desile de um bloco precisa desses cuidados, então assim que o bloco começar o desfile, as câmeras de segurança vão começar a localiza-lo. Vamos contar com o apoio do sistema prisicional que vai nos emprestar um drone que consegue indentificar o número de população, talvez isso seja novidade, então a partir daí a gente vai se movimentando junto”, afirmou o secretário de segurança e prevenção.

Corpo de Bombeiros

O tenente coronel do Corpo de Bombeiros, Frederico Pascoal contou que a corporação criou uma estrutura específica para atender a população no Carnaval. “O cidadão continua sendo atendido pelo nosso seriviço ordinário normalmente, mas a pessoa que curtir o Carnaval terá uma estrutura com mais de 350 bombeiros”.

“A forma de acionamento não altera, então o cidadão, seja ele em casa, seja no trabalho ou pulando Carnaval, continua acionando o Corpo de Bombeiros por meio do número 193, e a nossa central vai direcionar para o bombeiro que estiver mais próximo”, explicou o tenente.

Segundo Frederico Pascoal, toda a equipe dos bombeiros de Belo Horizonte também está empenhada para trabalhar durante o Carnaval. “Neste período, as férias e dispensas são totalmente suspensas para que todo o nosso efetivo seja empregado no suporte à população que vem pular Carnaval”, concluiu

5 milhões de foliões

Para este Carnaval, espera-se que cerca de 5 milhões de pessoas circulem pela cidade, e mais de 500 desfiles de blocos de rua, blocos caricatos, atrações gratuitas na Praça da Estação e desfiles de escolas de samba. Ao todo, serão 23 dias oficiais de festa, entre 4 e 26 de fevereiro, com o mote da democracia e da pluralidade.

A Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) já divulgou a programação de pré-Carnaval confirmada até o momento. Clique aqui para acessar a lista completa de festas.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!