Após a volta da folia de rua na capital mineira, o Carnaval BH 2024 promete ser histórico, atraindo cerca de 5 milhões de foliões. Pensando em facilitar a vida de quem vai aproveitar a festa, o Guia BHAZ selecionou os melhores blocos de domingo (11) para você carnavalizar da melhor forma.
E tem bloco para todos os gostos! Confira abaixo o guia completo com as características, endereços das concentrações e horários dos blocos que vão sair em Belo Horizonte no domingo de Carnaval (11 de fevereiro). Chame a turma, programe-se e caia na folia!
Confira a lista completa de blocos do domingo de Carnaval em BH.
Abalô–caxi
O Abalô-caxi é um coletivo de experimentação e bloco de Carnaval tropicalista LGBTQIAP+. O cortejo deve reunir cerca de 250 mil pessoas em 2024, saindo da conhecida avenida Amazonas. Tradicionalmente, o desfile acontece sempre nas manhãs de domingo de Carnaval.
No repertório, o bloco passa pela Tropicália e pela MPB. A bateria segue o cortejo pelo asfalto, com cerca de 200 instrumentistas. O trio elétrico é de menor porte, com um carro de delay vindo atrás. São cerca de 4 horas de folia.
“Abalô-caxi” é o novo nome do bloco, que era conhecido como “Alô, Abacaxi”. Ele nasceu de uma reunião despretensiosa entre amigos, em 2017, e tornou-se um dos melhores blocos do Carnaval de Belo Horizonte. O objetivo sempre foi dar voz às minorias, chamar a atenção da cidade para esse “abacaxi” na folia.
Anota aí:
Confira o endereço e horário de saída do bloco Abalô-caxi no Carnaval BH 2024:
- Concentração: Avenida Amazonas, 527 – Centro (próximo aos coqueiros)
- Horário: 8h
Beiço do Wando
Nada de axé, samba e afins. Já pensou em curtir o Carnaval ao som de sucessos da música brega? Para quem está afim dessa experiência, o bloco Beiço do Wando é parada obrigatória na folia! Criado em homenagem ao cantor que dá nome ao grupo, o bloco espalha muita animação e energia boa pelas ruas de BH no domingo de Carnaval e, sem dúvida, está entre os melhores do dia!
Desfilando desde 2016, o bloco já levou mais de 250 mil foliões para pular na avenida e também já contou com a participação de um dos maiores ícones do brega – Gretchen! O bloquinho tem como vocalista Igor Eugênio, marido de uma das organizadoras, a Renata Braga.
“O bloco foi fundado em um boteco ali na Savassi. Alguns amigos saíram para tomar uma cerveja e nessa conversa alguém falou ‘vamos montar um bloco de Carnaval que toque brega?’. Na época não tinha isso. A maioria dos blocos tocavam axé”, conta Renata.
Anota aí:
Confira o endereço e horário de saída do bloco Beiço do Wando no Carnaval BH 2024:
- Concentração: Avenida Brasil, 1.145 – Funcionários
- Horário: 9h
Pena de Pavão de Krishna
Com integrantes pintados de azul e adereços que remetem ao hinduísmo, o Pena de Pavão de Krishna é um dos blocos mais bonitos da capital mineira. Todos os anos, entre 5 e 10 mil pessoas participam do cortejo, que percorre as ruas de BH desde 2013. No repertório tem afoxé, Gilberto Gil, Caetano Veloso e outros.
O nome é inspirado na música Trilhos Urbanos, em que Caetano Veloso fala da pena de pavão de Krishna, um adorno presente na coroa da deusa dos hindus. Antes do bloco sair, os foliões participam de um piquenique e fazem as pinturas no local mesmo.
A concentração é sempre no domingo de Carnaval. Todo ano, o cortejo sai de um lugar diferente, e, este ano, sairá do bairro União. O PPK já passou pelo Barreiro, Praça da Liberdade, Mangabeiras e até da cidade de Caeté, na Grande BH. Muito politizado, o bloco defende as pautas ambientais.
Anota aí:
Confira o endereço e horário de saída do bloco Pena de Pavão de Krishna no Carnaval BH 2024:
- Concentração: Rua Camilo Prates, 410 – União
- Horário: 8h30
Bloco da Esquina
O Bloco da Esquina já tem o tema deste ano confirmado: “Marias, Marias”, e levará o cortejo para a Avenida dos Andradas, no Pompeia. A temática é uma homenagem a todas as mulheres e um pedido por liberdade, equidade e respeito.
Renato Muringa, um dos idealizadores do bloco, também dá o tom carnavalesco para as músicas do Clube da Esquina, que tocam durante todo o cortejo para agitar os foliões.
Anota aí:
Confira o endereço e horário de saída do Bloco da Esquina no Carnaval BH 2024:
- Concentração: Avenida dos Andradas, 3560 – Pompéia
- Horário: 8h
Angola Janga
Nem tudo são brilhos no Carnaval de BH, e, cada vez mais, a necessidade de afirmar as raízes da folia e combater ao racismo faz-se presente.
O bloco Angola Janga surgiu dessa demanda, e se firmou como um espaço seguro para negros da Grande BH manifestarem sua ancestralidade sem sofrer as consequências do embranquecimento dos blocos.
O nome do bloco carrega simbolismos. Segundo Lucas Jupetipe, um dos fundadores, Angola Janga era o nome que os negros davam para os quilombos, na época do colonialismo brasileiro.
“Angola Janga significa ‘pequena Angola’, então tem uma simbologia muito grande, é um pedacinho da África aqui no Brasil”, explica.
Nos desfiles, o Angola Janga toca ritmos afrobrasileiros e fala sobre negritude. “Sempre fazemos uma performance e um discurso de cunho racial, é por isso que tudo se mistura, não é so Carnaval. A gente está falando de cultura ancestral, de cultura brasileira, da própria construção identitária brasileira”, disse Lucas.
Anota aí:
Confira o endereço e o horário de saída do bloco Angola Janga no Carnaval BH 2024:
- Concentração: Avenida Amazonas, 547 – Centro
- Horário: 12h
Baianeiros
Criado no Carnaval de 2015, o bloco Baianeiros desfilou pela primeira vez no bairro Castelo, na região Pampulha, já com mais de mil foliões. Ele foi fundado pelos amigos Emerson Lobão, baixista da banda Chiclete com Banana e Danniel Maestri, cantor mineiro.
A ideia dos fundadores era colocar em prática toda a vivência do Carnaval na Bahia nas ruas de Belo Horizonte. Com o tempo, o bloco acabou se estruturando e conseguiu sair em outros pontos de BH, e até em dois bairros no mesmo Carnaval.
Neste ano, a graça se repete: o Baianeiros sairá em dois dias do Carnaval de BH, em endereços diferentes.
Anota aí:
Confira os endereços e os horário de saída do bloco Baianeiros no Carnaval BH 2024:
- Concentração: Avenida Altamiro Avelino Soares, 169 – Castelo
- Horário: 12h
- Concentração: Avenida Amazonas, 527 – Centro
Horário: 13h