Chama o Síndico é o primeiro megabloco a desfilar no pré-Carnaval de BH, nesta quarta

chama o síndico
Chama o Síndico homenageia ícones da MPB Tim Maia e Jorge Ben Jor (Ayron Borsari/BHAZ)

Após um bom tempo de pausa devido à pandemia, o cortejo do Chama o Síndico retorna ao Carnaval BH 2023 nesta quarta-feira (15) com homenagens aos ícones da MPB Tim Maia e Jorge Ben Jor. Você já conhece a história por trás do bloco e quer saber como se preparar? O BHAZ reuniu as principais informações para que você curta a folia sem preocupações!

O Chama o Síndico desfilou pela primeira vez nas ruas de Belo Horizonte em 2012. Ele saía da Praça da Liberdade e seguia até o Viaduto Santa Tereza, no Centro da capital. À época, cerca de 60 mil pessoas se reuniam na avenida Afonso Pena, e o bloco desfilava na quarta-feira à noite, em um evento pré-Carnaval.

Onze anos após a estreia, a concentração deste ano será na altura do número 1.377, também na Afonso Pena, às 17h30. O desfile de hoje é o décimo nas ruas de Belo Horizonte e deve receber convidados especiais, segundo anúncio do bloco.

Como surgiu o Chama o Síndico no Carnaval de BH?

Em 2010, quando o Carnaval de BH ainda engatinhava para se tornar o que é hoje, um grupo de amigos decidiu homenagear os cantores Tim Maia e Jorge Ben Jor, marcas da Música Popular Brasileira.

Em conversa com o BHAZ, a fundadora do bloco narra que tudo começou como uma brincadeira entre amigos. Ela explica que já integrava o universo musical, tocando percussão no Maracatu, no Trovão das Minas e no grupo Frito da Hora.

“Aí veio o bloco da Alcova Libertina, em 2011, juntaram os percussionistas de cada grupo e nesse momento de reflorescimento do Carnaval, todo mundo estava com essa ideia de criar blocos novos”, afirma.

Além da brincadeira, os amigos também tinham um objetivo político: ocupar as ruas da capital mineira de forma democrática, com um Carnaval de luta na intenção de levar pautas relevantes à população.

Ao lado do vocalista Matheus Rocha, a percussionista criou o nome do bloco, que é um dos mais famosos do pré-Carnaval. A ideia foi juntar os dois cantores homenageados: “O Tim Maia era conhecido como síndico, e tem uma musica do Jorge Ben que chama ‘W/ Brasil (Chama o Síndico), em que ele faz uma homenagem ao Tim Maia. Esse nome une os dois”.

Quem curte o Carnaval de BH sabe que, além do bloco, o Chama o Síndico também tem uma banda. Embora essa não fosse a intenção inicial, o grupo recebeu um convite de um produtor para estrear no Music Hall, que era uma das maiores casas de shows da cidade.

Desde então, a banda Chama o Síndico já tocou ao lado de artistas renomados, como Djonga e Fernanda Abreu. Durante o ano, o grupo se apresenta em festivais, eventos privados, casamentos, formaturas e até mesmo festas no interior de Minas.

Na banda, há quatro percussionistas, baixista, guitarrista, dois vocalistas e um trio de sopros. Já no período carnavalesco, o Chama o Síndico convida artistas para compor a bateria e o naipe de sopros, formando um agrupamento de aproximadamente 80 pessoas.

Com foco no repértório de Jorge Ben Jor e Tim Maia, o bloco Chama o Síndico homenageia a MPB à sua maneira. Assim, faz releituras apostando nos ritmos afro-brasileiros, ritmos de rua como maracatu, samba e funk, mas também investindo no funk soul, estilo que Tim Maia tornou popular no Brasil.

Previsão do tempo para o desfile do Chama o Síndico

“Por favor, chuva ruim. Não molhe mais o meu amor assim”. Se você é fã de Jorge Ben Jor, com certeza já ouviu a clássica música “Chove, chuva”. A canção, eternizada na voz do artista, dá um spoiler sobre a previsão do tempo de Belo Horizonte nesta quinta-feira.

Pode separar a capa de chuva ou a sombrinha: de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o bloco Chama o Síndico será embalado por pancadas de chuva a partir do meio da tarde, por volta das 15h.

“O céu vai ficar parcialmente nublado, com pancadas de chuva com raios e rajadas de vento”, alerta o meteorologista Claudemir Azevedo em conversa com o BHAZ. Assim como nos últimos dias, ele não descarta a chance de granizo atingir a capital mineira.

Como de costume no Carnaval de BH, o tempo fica quente, com termômetros podendo marcar 31 ºC. Já a umidade relativa do ar deve girar em torno de 45%.

Programação Carnaval BH na sexta-feira

Além do Chama o Síndico, outros blocos e festas prometem agitar o Carnaval de BH até o fim desta semana. O BHAZ separou alguns blocos imperdíveis para curtir o pré-Carnaval.

Veja abaixo programas incríveis para curtir o finzinho da “pré-folia” na capital mineira, nesta sexta-feira (17):

Bloco Esperando O Metrô
Rua Sabrina Ferreira De Oliveira, 15, Cardoso
Horário: 16h

Pega Eu
Rua Dona Maria Ignez, 10, Floresta
Horário: 17h

Roda De Timbau
Avenida Brasil, 491, Santa Efigênia
Horário: 17h

Sexta, Ninguém Sabe?
Rua Alvarenga Peixoto, 1026, Santo Agostinho
Horário: 17h

Broko Barraqueiros O Brokão
Avenida Álvares Cabral, 45, Centro
Horário: 17h

Katopé
Rua Dom Cabral, 773, Ipiranga
Horário: 17h

Passa Lá No RH
Rua Tomé De Souza, 1014, Savassi
Horário: 17h

Viaduto Trance
Praça Rui Barbosa, 20, Centro
Horário: 17h30

Bloco Do Grifo
Estádio Mineirinho (Avenida Antônio Abrahão Caram, 1000 – São Luiz)
Horário: 17h

Bloco Intervalo
Rua David Campista, 42, Floresta
Horário: 18h

Lindo Bloco do Amor
Rua Sapucaí, 105, Floresta
Horário: 18h

Fanfarrice
Praça Carlos Chagas, 33, Santo Agostinho
Horário: 18h

Pipino Folia
Rua Henrique Badaró Portugal, 143, Buritis
Horário: 19h

Bloco Afro Periférico Orisamba
Rua Fagundes Varela, 99, Senhor Dos Passos
Horário: 20h

Baião De Rua
Avenida Assis Chateaubriand, 143, Floresta
Horário: 20h

Bloco Fúnebre
Praça Da Bandeira, 122, Serra
Horário: 23h

Nicole Vasques[email protected]

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), escreve para o BHAZ desde 2021. Participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!