O candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, cumpre agenda neste fim de semana em Minas Gerais. Entre os compromissos deste sábado (3), está uma caminhada na feirinha do Eldorado, em Contagem, às 14:30, e uma visita ao aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, às 21h para a gravação de uma live.
Na última quarta-feira (21), o pedetista se envolveu em uma polêmica após uma declaração em um encontro de empresários na Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).
Ao ser elogiado, após a sua fala, Ciro afirmou que acabara de fazer um “comício para gente preparada”, completando em seguida que a dificuldade de fazer a exposição em uma favela seria maior. “Imagina explicar isso na favela. É um serviço pesado”, afirmou o candidato.
Logo após a divulgação da fala, surgiram diversas críticas a Ciro Gomes nas redes sociais. O comentário foi considerado elitista e preconceituoso.
Resposta de Ciro
Na última sexta-feira (2), Ciro rebateu as críticas durante evento na OAB/SP, na capital paulista.
“Querem agora estabelecer para mim, alguma distinção hipócrita como se eu, ao falar a um conjunto de ilustres juristas, tivesse a mesma facilidade que eu tenho quando sistematicamente abordo a questão dos pobres. É uma hipocrisia demagógica que pretende aviltar o debate. Fazer a gente pedir desculpa porque estuda, porque aborda a complexidade dos problemas, embora traduzi-los seja tarefa nossa”, disse o candidato na ocasião.
Agenda de domingo
Na manhã de domingo (4), Ciro Gomes tem agenda de campanha em Alfenas, no Sul de Minas. Ele visita uma feira na Praça Emílio da Silveira.
De tarde, o candidato segue para Uberlândia, no Triângulo Mineiro, onde fará campanha no Bairro Marta Helena.
As agendas deste fim de semana serão cumpridas com o candidato ao governo de Minas pelo PSDB, Marcus Pestana. PSDB e PDT estão coligados em Minas Gerais.
Ciro nas pesquisas
De acordo com o último levantamento do Instituto Datafolha, divulgado na última quinta-feira (1), Ciro Gomes oscilou positivamente. Ele passou de 7% para 9%, permanecendo estável dentro da margem de erro.
O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva segue na liderança com 45%. Jair Bolsonaro, do PL, tem 32%. Essa foi a primeira pesquisa realizada após as entrevistas com os candidatos no Jornal Nacional, o começo do horário eleitoral e o primeiro debate presidencial, realizado pela Band.