Programação da Virada Cultural de BH reúne 300 atrações gratuitas

virada cultural bh praça da estação
Diversos pontos do Centro receberão a programação da Virada Cultural de BH 2022 (Divulgação/Lucas Hallel)

A programação completa da Virada Cultural de Belo Horizonte 2022 foi liberada, nesta quarta-feira (31). Ao todo, mais de 300 atrações gratuitas vão preencher os principais pontos do Centro da capital mineira, durante 24 horas. Expressões culturais como música, intervenções urbanas, dança e teatro farão parte do evento.

O tema desta edição, que ocorre nos dias 3 e 4 de setembro, recebe o nome de “É Virada e Misturada, a gente junto é mais feliz”. Artistas da cena cultural da capital e outros nomes nacionais fazem parte da programação da Virada Cultural de BH 2022.

Citando alguns, Clara X Sofia, Lamparina, Sandra de Sá, Fernanda Takai, Nath Rodrigues, Pedro Morais, Flávio Renegado, Malaca, Ruadois e Paige irão se apresentar nessa grande festa. Eventos urbanos e expressões artísticas, como Masterplano, Cura Art e @bsurda também ocuparão alguns pontos da cidade. Confira a programação completa neste link.

Virada Cultural de Belo Horizonte 2022 tem Praça Sete como um dos pontos que receberão a programção (Divulgação/Leo Lara)

A Virada Cultural de BH 2022 está indo para sua sétima edição, convidando o público a redescobrir a capital mineira e vivenciar novas experiencias no espaço urbano, por meio de variadas atrações. O evento vai começar às 19h deste sábado (3), e terminará às 19h do domingo (4).

Além de música, cinema, dança e teatro, outras atividades como esporte e um “Viradão Gastronômico” também estão na programação da Virada Cultural. Os pontos que receberão as atrações são: Parque Municipal, Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, Avenida dos Andradas, Rua Guaicurus, Aarão Reis e Praça Sete.

Palco Estação

No sábado (3), o palco da Praça da Estação vai receber shows da Orquestra Atípica de Lhamas, da banda Lamparina e do duo Clara X Sofia. Abrindo a noitada, a festa Eleganza vai marcar presença no palco principal da virada.

Em seguida a Masterplano vai convidar o público para ver o sol nascer, e na sequência, a festa @bsurda chegará com sua pluralidade. Mais tarde, a Festa Transa! tomará conta do palco, e para encerrar com chave de ouro, Flávio Renegado convidará Sandra de Sá para um show.

Ocupação da Estação

Enquanto acontecem os shows no palco Praça da Estação, alguns agentes culturais de BH vão ocupar o espaço, como a Praia da Estação, a obra Entidades do artista Jaider Eisbel, em parceria com o Cura (Circuito Urbano de Arte), e o coletivo Homem Gaiola 1MPAR.

Esportes urbanos como futebol de sabão, totó urbano, bike anjo e outras intervenções vão complementar as atividades no espaço. A praça da Estação é um marco no histórico da Virada Cultural, e um dos desafios desta edição do evento é reinventar a ampliar a ocupação do espaço.

Palco Gramado

O Palco Gramado será montado perto do Palácio das Artes, e a programação vai iniciar com o sexteto de Silas Prado. Em seguida, haverá shows de Jannifer Souza, Júlia Tizumba, e Duo Mitrê, o último encerrando o dia.

A noite irá começar com Tutu com Tacacá, e depois, os blocos “Seu Vizinho” e “Funk You” farão a festa. Nath Rodrigues, Kdu dos Anjos com Teffy DJ e “Favelinha Dance”, Kaê Guajajara, Marcelo Veronez convidando Sérgio Pererê, Swing Safado e Fernanda Takai vão encerrar a programação do espaço.

Ocupação do Parque Municipal

O Parque Municipal terá uma programação com instalações voltadas para todas as idades. O coletivo “Duas ideias” levará anéis de LED e letreiros luminosos com frases para as árvores e jardins. O “Cine Parque” levará atrações audiovisuais; e a artista Deise Oliveira vai exibir seu trabalho autoral, “Natureza Viva”.

O grupo “The Flow” vai apresentar danças urbanas, e a Cia de Dança Palácio das Artes fará a performance “Uma perda súbita de Flores”, além de atrações na pista de patinação dançante, capoeira e mais. Haverá uma proposta de alimentação da alma e nutrição por meio de plantas, chamada “Banquete Botânico”.

Palco Guaicurus

A programação do Palco Guaicurus vai iniciar com a atração indígena Kainná Tawá e o show “Por trás das Palavras”. Na sequência, atrações do “Festival Azeda” se juntarão à programação. Elisa de Sena se apresentará, seguida de Brandu, que convidará a Banda Nerê, ambos mostrando o poder da cultura negra.

Na madrugada, o espaço se transformará na festa “Bronka”, com atrações como Pajé a Nave, Malaca, Lua Zanella, Laura Sette, Mac Julia, Doralyce, Linguini e muito mais. A artista Breezy fará um show de hip-hop, e Paige também ocupará o palco, encerrando a programação.

Viaduto Santa Tereza

Palco Arcos

O Palco Arcos poderá ser encontrado pelo público sobre o Viaduto Santa Tereza, onde Bruno Cupertino fará um show, seguido de uma festa do Samba da Meia Noite. A manhã se iniciará com o grupo de forró Cabra Cega. Depois, o Grupo Axtral cantará grandes sucessos do samba e do pagode.

O rapper Imane Rane, o coletivo ruadois e a cantora Juliana Araújo também tomarão conta do Palco Arcos com seus shows. A programação se encerrará com a Banda Unión Latina e o show “Juntos a Bailar”, que mistura diferentes ritmos latinos, como salsa, cumbia, maracatu, samba, latin jazz e outros.

Arcos do Viaduto

Nesse local, ficarão concentradas as programações do coletivo “BH Stone”, que trará Azula Queen Quartet, PlanoB, Tiocapone, Pepous People, Grama Hero, Trem Doido, Meggera, Tribal Legacy, Desistência Zero, Morto e Fresh Blood. 

Além disso, o “Festival Fora de Cena” também levará outros artistas para o espaço, como Sérgio Diaz e Banda; Bronx; Coallizzão; MC Nenê; Guima do Zilah; DJ Vitin do PC; DJ Nattan, Oreia e WS da Igrejinha. O dia no viaduto se encerrará com Monge MC e o show de 10 anos do EP Caminho de Zaion Vol. I.

Atividades para todas as idades

O Mundialito de Rolimã acontecerá durante a Virada Cultural de BH, acompanhado da Corrida Maluca. O projeto “Cine Quintal” levará 10 horas de programação de cinema, e “As ruas falam” ficará por conta de fazer projeções de Silvi Clapp, a partir do registro de arte urbana pela cidade.

Escada do Cine Brasil

Na Praça Sete, o entorno do Cine Theatro Brasil Vallourec, haverá uma programação especial, que privilegiará a pluralidade arquitetônica da região. As festividades vão começar com o Bloco Saúde, e em seguida, o Baile Black reunirá a comunidade ao som do soul.

O Trio Ouvirá, por sua vez, fará um show com um repertório que transita pelo mais puro rock and roll dos anos 1960 e 1970. A programação vai ser complementada pelas apresentações de Rap da Paz e do Trio Ouvirá. A música instrumental também ganhará lugar com “Chorosas”, interpretando Chiquinha Gonzaga.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!