Coletivo Negras Autoras faz terceira mostra gratuita em Belo Horizonte, neste fim de semana

coletivo negras autoras
Coletivo fez curadoria que destaca artistas negras brasileiras (Divulgação/Paulo Oliveira)

O Coletivo Negras Autoras fará a 3ª edição gratuita da “Mostra Negras Autoras”, neste fim de semana, na Funarte, Centro de Belo Horizonte. A iniciativa é formada por multi artistas negras, em que elas descrevem o percurso e o posicionamento da mulher preta ativa na sociedade.

Elisa de Sena, Julia Tizumba, Manu Ranilla e Vi Coelho são as integrantes do coletivo. Juntas, elas selecionaram doze trabalhos artísticos para a programação, que acontecerá neste sábado (30), e no domingo (31). Segundo as organizadoras, o objetivo é difundir e fomentar o trabalho autoral de artistas negras brasileiras.

“O objetivo é criar um espaço demarcado pela autoralidade de trabalhos artísticos protagonizados por mulheres pretas”, afirma Manu Ranilla. “Demarcar a autoralidade das mulheres negras em trabalhos artísticos traz ganhos políticos e históricos”, complementa Vi Coelho.

Ela explica que “são formas de materializar a autonomia e sabedoria das mulheres pretas sobre suas trajetórias e trabalhos”. A artista completa: Somos donas de nossas histórias”. Além das artistas locais selecionadas para participar da mostra, a cantora e compositora Tássia Reis e a atriz Grace Passô também estarão presentes.

Protagonismo das mulheres pretas

A iniciativa tem o objetivo de assinalar o papel do protagonismo de mulheres negras que, em sua maioria, já desempenham papéis de autonomia ou liderança no dia a dia. “É preciso valorizar o trabalho que vem sendo feito com profissionalismo a por mulheres negras tão diversas”, pontua Elisa de Sena, fundadora do coletivo.

“Historicamente, as mulheres negras brasileiras sempre foram muito silenciadas. Afetadas pela dupla opressão do racismo e do machismo. Ao mesmo tempo somos a base da sociedade, somos fortes pilares. Nossas ancestrais vem resistindo e lutando por voz e igualdade de direitos há muito tempo”, reflete a cantora Julia Tizumba.

Tássia Reis fará participação na mostra (Divulgação/Lucas Silvestre)

Ela afirma: “Nós somos a continuidade dessa luta. A Mostra Negras Autoras é um ato político que vem pra ser mais uma opção de espaço pra que a potente arte negra-feminina-autoral se expresse e se potencialize. Lutamos, através de nossa arte, pelo direito de ecoar nossas vozes”.

Programação e ingressos

A programação do sábado terá início às 14h, e encerrará às 21h. Já no domingo, a mostra começará às 11h, e está com o fim marcado para às 20h. Os ingressos gratuitos poderão ser retirados no local, respeitando o limite de público dos espaços internos da Funarte. Confira a programação completa:

Sábado, dia 30 de julho

Ana Elisa – Exposição Nó Dado – 14h às 19h30

Renaya Dorea –  Pintura de Mural Sereias da Mata (Grafitt ao vivo) – De 14h às 17h

Coletivo Negras Autoras – Espetáculo Eras – 15h 

Eneida Baraúna – Show Reza Encanto – 16h

Rauta – Performace Anastácia Livre -17h

Nickary Aycker –  Exibição do documentário Fabulosa Nickary Aycker seguido de bate papo – 18h

Tássia Reis – Show Próspera D+ – 19h30

Domingo, dia 31 de julho

Ana Elisa – Exposição Nó Dado – 14h às 19h30

Renaya Dorea –  Pintura de Mural Sereias da Mata (Grafitt ao vivo) – De 14h às 17h

Rita Aragão – Makamba Brincante – 11h

Nayara Leite –  Contação de histórias Fonte – 12h

Júlia Elisa – Performance “Não há Coincidências Ocupando Esta Carne” – 13h

Gabriela Viegas – Show Autoral – 13h30

Elaisa de Soza – Espetáculo Rainhas – 14h30

Renaya Dorea Bate Papo processo Pintura de Mural Sereias da Mata – 15h30

Alessandra Crispim – Show Preta (R)existência | Afeto e Religiosidade – 16h

Kainná Tawá – Show Canto em Versos – 17h

Grace Passô – Espetáculo Vaga Carne – 18h30

Anota aí:

Natura Musical Apresenta 3ª Mostra Negras Autoras

Datas e horários: 30 de julho, de 14h às 21h | 31 de julho, de 11h às 20h

Local: Funarte | Rua Januária, 68, Centro – Belo Horizonte

Entrada franca

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!