FIQ 2024 faz de BH a capital dos quadrinhos; evento começa nesta quarta-feira

Programação do evento prevê mais de 20 mesas de debate, 400 artistas presentes, 11 oficinas de formação e 10 sessões de filmes (Glenio Campregher/Divulgação)

Belo Horizonte se transforma no centro do universo nesta semana. Universo dos quadrinhos, pelo menos. É que a partir desta quarta-feira (22) a capital mineira sedia a 12ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ). Até domingo (26), cerca de 400 artistas passarão pelo Minascentro, no maior evento de arte sequencial da América Latina.

Referência para quadrinistas e entusiastas de todo país, o FIQ integra a política de festivais da Prefeitura de BH. Há 25 anos, o encontro tem como diretriz a democratização do acesso à arte, além da promoção de produções artísticas locais e a formação do público.

Em 2024, o recorte curatorial do FIQ é norteado por uma perguntinha: “Onde cabem os quadrinhos?”. Sem dúvida, eles cabem em BH, apesar da extensa programação do evento. Ao todo, mais de 250 mesas estarão na feira, com exposição e venda de publicações de quadrinistas nacionais e internacionais.

Da edição

Neste ano, a ilustradora convidada, que dá o tom à identidade visual do festival, é Ing Lee — artista visual coreano-brasileira, surda oralizada e graduada em Artes Visuais pela UFMG. Amma e Lucas Ed., quadrinista baiana e pesquisador mineiro de HQs, respectivamente, assinam o tema do festival. A proposta é discutir as noções de espacialidade desse universo a partir da provocação em torno da palavra caber.

A 12ª edição do FIQ também apresenta uma lista notável de homenageados: Ana Luiza Koehler, ilustradora e mestre em arquitetura, e Alves, premiado cartunista, recebem a exposição “Do Beco ao Cerrado”, que convida o público a refletir sobre a intersecção entre passado e presente, natureza e cidade, através das lentes da arte e da narrativa visual. Falecido em abril deste ano, Ziraldo também será homenageado na edição.

Toda a programação do FIQ pode ser conferida no guia disponibilizado pela PBH ou no site da oficial da Prefeitura.

Mostra de cinema

Em 2024, o Festival Internacional de Quadrinhos contará com uma mostra de cinema com obras focadas na interseção dos quadrinhos com o mundo da animação. As exibições vão ocorrer gratuitamente no Cine Santa Tereza, com sessões abertas ao público. Entre os já confirmados estão os filmes Cidade Pirata (2018), Bob Cuspe Sbornia (2013) e Menino Maluquinho (1995). A programação completa de filmes está disponível neste link.

FIQ em números

  • 22 mesas de debates
  • 6 convidados internacionais
  • 22 estados brasileiros e Distrito Federal
  • 93 convidados locais e nacionais
  • 266 mesas de artistas
  • 400 artistas, aproximadamente, na feira
  • 15 editoras na rodada de negócios
  • 150 artistas inscritos para a rodada de negócios
  • 22 horas de oficinas livres 
  • 11 oficinas de formação/Master Classes
  • 10 sessões de filmes
  • 3 exposições
  • 16 estandes

Então se liga!

Festival Internacional de Quadrinhos
Local: Minascentro
Data: entre 22 a 26 de maio
Entrada gratuita

Thiago Cândido[email protected]

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais. Colunista no programa Agenda da Rede Minas de Televisão. Estagiário do BHAZ desde setembro de 2023.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!