Restaurada, ‘Casa dos Cacos’ reabre para visitação em Contagem

museu casa dos cacos de louças
Casa dos Cacos passou por 15 meses de restauração e está aberta para visitantes (Divulgação/Prefeitura de Contagem)

O Museu “Casa dos Cacos de Louças” será reinaugurado neste sábado (27), em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. O espaço está totalmente restaurado, após décadas de abandono e deterioração. Como novidade, a casa agora possui um mirante e um elevador.

A casa é conhecida por ser customizada com mosaicos nas paredes, móveis, utensílios e ter animais decorativos de louças e cerâmicas. O imóvel é um patrimônio cultural tombado no ano de 2000, e marcou os o dia a dia dos estudantes, turistas e moradores de Contagem da década de 1990.

Agora restaurado, o museu estará aberto para visitação no sábado, de 10h às 14h, de forma gratuita. A rebertura da Casa dos Cacos de Louças faz parte das comemorações de 111 anos de Contagem, que faz aniversário na próxima terça-feira (30). O espaço é um dos principais pontos turísticos e culturais da cidade.

Área externa da Casa dos Cacos também é totalmente revestida (Vitor Fórneas/BHAZ)

Presente para Contagem

“A reabertura do Museu Casa dos Cacos de Louças é um presente para o município nos seus 111 anos. Entregá-la, completamente restaurada, é uma forma de resgatar a identidade cultural da cidade, fomentar o turismo e a capacidade de criar e de se encantar com a arte”, afirma a prefeita Marília Campos (PT).

O evento de reinauguração terá a apresentação do coletivo Boi Rosado, seguida da cerimônia de descerramento de placa. A programação vai até às 16h, com show de Raphael Sales, encontro de moisaicistas, escritores locais e barracas da Economia Solidária. Os visitantes poderão fazer visitas guiadas.

No mesmo dia, também serão lançados dois concursos culturais: o primeiro escolherá o nome do novo integrante da Turma do Contagito, que homenageia a Casa dos Cacos. Já o segundo será um concurso de desenho voltado para crianças de escolas de educação infantil.

Visitação: dias e horários

O Museu Casa de Cacos de Louças ficará aberto para visitação de terça-feira a sábado, das 10h às 18h. Pequenos grupos de até 30 pessoas podem visitar de forma livre. Em caso de excurssões e passeios escolares, é necessário agendar pelo telefone (31) 3352-5323. 

Segundo a secretária municipal de Cultura, Monique Pacheco, há planos de abrir o espaço também aos domingos e durante a noite. “Estamos trabalhando para garantir que a Casa de Cacos retome como um dos principais pontos turísticos de Contagem”, garante Monique.

“Temos a expectativa de que o espaço volte a receber muitas visitas como no passado, simbolizando a diversidade cultural do município”, declara. Confira a programação completa da reabertura:

10h – Abertura com Boi Rosado

10h30 – Ato de reinauguração e reabertura 

10h50 – Lançamento do Concurso Cultural do novo integrante da Turma do Contagito

11h30 – Show do Raphael Sales

Encontros

10h às 14h – Encontro de mosaicistas e oficina de Mosaicos

8h às 14h – Encontro com os escritores e escritoras Contagenses

História da Casa dos Cacos

A Casa dos Cacos de Louças fica localizada em uma rua sem saída do bairro Bernardo Monteiro, na regional Sede de Contagem. O imóvel começou a ser construído na década de 1960, pelo geólogo Carlos Luís de Almeida, que, por cerca de 30 anos, revestiu o espaço com cacos das mais diversas procedências.

Carlos recobri paredes, muros, móveis, objetos e fachadas até sua morte, no ano de 1989. Relatos históricos contam que o local é o único de sua tipologia em todo o Brasil, e já foi comparado à Capela de Ossos na Igreja de São Francisco, em Portugal, e às criações do arquiteto espanhol Guadí.

Em 1991, a Prefeitura de Contagem adquiriu a residência, e em 2000, a tombou por meio do Decreto 10.445. Com isso, o imóvel tornou-se um dos patrimônios culturais mais relevantes de Contagem, chegando a receber cerca de 300 visitantes por mês.

O museu acabou sendo fechado e interditado pela Defesa Civil, no ano de 2005, por questões de segurança. Desde então, o espaço não havia recebido nenhuma intervenção, e isso causou deterioração e aumento do risco estrutural do local.

Restauração do museu

A obra de restauração começou em maio de 2012, por determinação da atual gestão do município. A prefeitura contratou uma empresa especializada em restauração, que reformou completamente a estrutura física da Casa dos Cacos e dos elementos decorativos que fazem parte do imóvel.

Todos os cômodos e pequenos detalhes, como telefone, panelas, rolo de papel higiênico e a televisão, passaram por um processo de recuperação e voltaram a ser revestidos por cacos de louças e cerâmicas. A área externa e o espaço de convivência do segundo andar também passaram por uma revitalização.

Nos fundos da casa, um novo espaço com mirante foi construído, proporcionando uma vista panorâmica do local. Também foi instalado um elevador para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência física e idosos. Um muro de arrimo também faz parte das intervenções para garantir a segurança do público.

Cada mínimo detalhe da Casa dos Cacos é revestido (Vitor Fórneas/BHAZ)

Anota aí:

Reabertura do Museu Casa dos Cacos de Louças

Data: 27 de agosto

Horário: a partir das 10h

Endereço: rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, Bernardo Monteiro – Contagem

Agendamento de grupos grandes: (31) 3352-5323 

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!