Alunos colocam shampoo em saquinho de ‘cianeto líquido’ e prédio da UFMG é interditado pelos bombeiros

cianeto líquido
Relatos de estudantes publicados nas redes sociais no início da tarde davam conta da presença de um saquinho com o nome da substância tóxica em uma sala de aula (Reprodução/Redes sociais)

Um suposto vazamento de cianeto líquido na Faculdade de Farmácia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) mobilizou o Corpo de Bombeiros nesta sexta-feira (24). Relatos de estudantes publicados nas redes sociais no início da tarde davam conta da presença de um saquinho com o nome da substância tóxica em uma sala de aula.

Em nota enviada ao BHAZ, no entanto, a UFMG esclareceu que o líquido, na verdade, era shampoo. O material teria sido produzido em uma aula de Farmacotécnica ontem (23) a noite.

“A cor e o pH do produto descrito como ‘cianeto líquido’ encontrado na sala de aula são exatamente os mesmos do shampoo preparado na aula prática da disciplina de Farmacotécnica II, realizada ontem no curso de Farmácia noturno. Foi concluído que não havia nenhum risco por se tratar do mesmo produto, no qual foi incluída uma descrição falsa”, informou a universidade, em nota.

Os bombeiros recolheram o material e o entregaram aos responsáveis. A Polícia Federal também esteve na universidade para apurar a situação. Ainda segundo a UFMG, a sala de aula precisou ser isolada para a atuação da equipe do Corpo de Bombeiros.

“Após todos os procedimentos realizados, não foi detectado o cianeto e nenhuma outra substância pela técnica de detecção química utilizada por eles”, reforça a instituição (leia na íntegra abaixo). 

Dependências do prédio precisaram ser isoladas (Reprodução/Redes sociais)

O cianeto líquido é uma substância extremamente tóxica. Ele é utilizado, normalmente, na extração de ouro e prata, limpeza de metais, na produção de fibras sintéticas, corantes, pigmentos e nylon. O cianeto também pode ser usado como um reagente em química analítica, como um agente de fumigação e na gaseificação do carvão.

Nota da UFMG na íntegra

A Direção da Faculdade de Farmácia informa que, na manhã desta sexta-feira,  24 de março, após ser encontrado na sala 3057/B3 um saco plástico descrito “cianeto líquido”, tomou as devidas providências junto à Segurança Universitária da UFMG, que, imediatamente, acionou o Corpo de Bombeiros.

A equipe do Corpo de Bombeiros realizou o protocolo de segurança, com isolamento da área para detecção de risco e, após todos os procedimentos realizados, não foi detectado o cianeto e nenhuma outra substância pela técnica de detecção química utilizada por eles. 

Após a identificação física, apurou-se que a cor e o pH do produto descrito como “cianeto líquido” encontrado na sala de aula são exatamente os mesmos do shampoo preparado na aula prática da disciplina de Farmacotécnica II (Turma TN2), realizada ontem (quinta-feira) no curso de Farmácia noturno. Dessa forma, foi concluído que não havia nenhum risco por se tratar do mesmo produto, no qual foi incluída uma descrição falsa.

Edição: Roberth Costa
Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!