Belo Horizonte amplia vacinação para as pessoas de 49 anos nesta sexta

vacina
A Prefeitura de Belo Horizonte fez um levantamento do número de vacinas (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) está ampliando a vacinação contra a Covid-19, e agora convoca as pessoas de 49 anos, completos até dia 31 de julho. Esse grupo, sendo de residentes da capital, poderá receber o imunizante a partir desta sexta-feira (2). A inclusão da nova faixa etária se dá pelo remanejamento de doses feito pelo Executivo Municipal.

Para fazer o remanejamento, a PBH fez um levantamento do número de vacinas disponíveis na capital para a aplicação da primeira dose. A expectativa é de que 26 mil pessoas possam ser imunizadas nesta nova fase. Para ser vacinado, é necessário seguir as seguintes orientações dadas pela prefeitura:

  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a Covid-19; 
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias; 
  • Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Horários e endereços

O horário de funcionamento dos pontos de vacinação, seja eles extras ou fixos, será de 7h30 às 16h30. Já para a modalidade drive-trhu, de 8h às 16h30. Posteriormente, a Prefeitura de Belo Horizonte disponibilizará os endereços em seu portal.

Segundo a PBH, os locais de vacinação são dinâmicos e passam por alterações diariamente. Isso é para evitar aglomerações e seguir questões de logística. Por isso, a população a ser vacinada deve ficar atenta e sempre checar os endereços antes de irem.

Um outro detalhe para ficar atento é que, de acordo com a prefeitura, as pessoas convocadas devem vacinar-se apenas nos locais listados para o grupo. Se o usuário comparecer a algum ponto diferente do destinado para seu grupo, ele não receberá a vacinação.

Vacinação dos outros grupos continua

Nesta quinta-feira (1), a imunização continuará sendo feita nos públicos já contemplados que ainda não receberam a primeira dose. Conforme dito pelo Executivo Municipal, “é imprescindível que novas remessas de vacinas sejam entregues para a ampliação dos grupos a serem vacinados”.

A Secretaria Municipal de Saúde reafirmou a disponibilidade de pessoal e de todos os insumos necessários para a imediata continuidade do processo.

Edição: Roberth Costa
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!