Usuários de ônibus em BH já podem enviar reclamações por WhatsApp; viagens devem aumentar a partir de amanhã

Ônibus e WhatsApp
Usuário pode registrar a queixa informando número da linha e outras informações (Moisés Teodoro/BHAZ + Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Usuários do sistema de transporte público de BH já podem usar uma nova ferramenta para fazer reclamações em tempo real sobre o serviço: um número de WhatsApp criado pela Superintendência de Mobilidade (Sumob) já está recebendo mensagens a partir desta segunda-feira (11).

A iniciativa faz parte dos 17 itens que compõem o acordo entre PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte) e empresários do setor de transportes. A proposta oferece um subsídio de R$ 237,5 milhões às concessionárias, em troca de um aumento no número de viagens, congelamento da tarifa até março de 2023 e outras condições, como o canal de reclamações.

Por meio do número (31) 98472-5715, o usuário poderá registrar a queixa, informando o número da linha; o número do veículo; o dia e horário do acontecido e um breve relato do episódio. Depois disso, os relatórios poderão ser acompanhados pelo site da Sumob.

WhatsApp
Usuário deve repassar detalhes sobre o ocorrido (Reprodução/WhatsApp)

De acordo com o vereador Gabriel Azevedo (sem partido), o conjunto das reclamações deve formar um “mapa quente” dos problemas em tempo real. O objetivo também é consolidar informações mensais para embasar a tomada de decisões para implantação de melhorias no transporte público.

Por fim, o recebimento das reclamações pode mostrar se o aumento de linhas de ônibus após o subsídio concedido pela PBH e pela CMBH é real e suficiente para melhorar a qualidade do serviço.

Aumento de viagens

A partir de amanhã (12), o número de viagens diárias de ônibus nos dias úteis deve ir de 16.229 para 19.203. A prefeitura fez, nesta segunda-feira (11), o primeiro aporte do subsídio às empresas de transporte público de BH, e o SetraBH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) confirmou o recebimento do repasse.

O aporte é de R$ 90 milhões para as empresas de transporte convencional e R$ 4,371 milhões para o transporte suplementar. Conforme a lei sancionada pela PBH, o aumento de viagens já deve valer a partir do dia seguinte. Além das 19.203 viagens diárias nos dias úteis típicos, no período noturno – entre 0h e 3h59 – o número deve passar de 125 para 528.

Quinze dias após o repasse, o número de viagens em dias úteis deve ser de, no mínimo, 21.708. O descumprimento de qualquer cláusula implica na suspensão do subsídio às empresas de transporte coletivo.

Edição: Roberth Costa
Sofia Leão[email protected]

Repórter do BHAZ desde 2019 e graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Participou de reportagens premiadas pelo Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, pela CDL/BH e pelo Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2021.

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