Usuários do sistema de transporte público de BH já podem usar uma nova ferramenta para fazer reclamações em tempo real sobre o serviço: um número de WhatsApp criado pela Superintendência de Mobilidade (Sumob) já está recebendo mensagens a partir desta segunda-feira (11).
A iniciativa faz parte dos 17 itens que compõem o acordo entre PBH (Prefeitura de Belo Horizonte), CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte) e empresários do setor de transportes. A proposta oferece um subsídio de R$ 237,5 milhões às concessionárias, em troca de um aumento no número de viagens, congelamento da tarifa até março de 2023 e outras condições, como o canal de reclamações.
Por meio do número (31) 98472-5715, o usuário poderá registrar a queixa, informando o número da linha; o número do veículo; o dia e horário do acontecido e um breve relato do episódio. Depois disso, os relatórios poderão ser acompanhados pelo site da Sumob.
De acordo com o vereador Gabriel Azevedo (sem partido), o conjunto das reclamações deve formar um “mapa quente” dos problemas em tempo real. O objetivo também é consolidar informações mensais para embasar a tomada de decisões para implantação de melhorias no transporte público.
Por fim, o recebimento das reclamações pode mostrar se o aumento de linhas de ônibus após o subsídio concedido pela PBH e pela CMBH é real e suficiente para melhorar a qualidade do serviço.
Aumento de viagens
A partir de amanhã (12), o número de viagens diárias de ônibus nos dias úteis deve ir de 16.229 para 19.203. A prefeitura fez, nesta segunda-feira (11), o primeiro aporte do subsídio às empresas de transporte público de BH, e o SetraBH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) confirmou o recebimento do repasse.
O aporte é de R$ 90 milhões para as empresas de transporte convencional e R$ 4,371 milhões para o transporte suplementar. Conforme a lei sancionada pela PBH, o aumento de viagens já deve valer a partir do dia seguinte. Além das 19.203 viagens diárias nos dias úteis típicos, no período noturno – entre 0h e 3h59 – o número deve passar de 125 para 528.
Quinze dias após o repasse, o número de viagens em dias úteis deve ser de, no mínimo, 21.708. O descumprimento de qualquer cláusula implica na suspensão do subsídio às empresas de transporte coletivo.