BH tem atos pró-Lula e pró-Bolsonaro neste domingo, Dia do Trabalhador

atos dia do trabalhador
A Praça da Liberdade e a Praça Afonso Arinos foi o ponto de encontro escolhido pelos manifestantes (Iza Bontempo/MAB + Reprodução/@DrummondRafael/Twitter)

Apoiadores e opositores dos dois candidatos que lideram as intenções de votos na corrida presidencial das eleições de 2022 saíram às ruas de Belo Horizonte neste domingo (1º), Dia do Trabalhador.

Na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul da capital, dezenas de pessoas vestidas com camisas da Seleção Brasileira e bandeiras do Brasil, em um ato denominado de “Patriotas nas Ruas”, manifestavam-se a favor do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Já na região central de BH, apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcharam da praça Afonso Arinos até a praça da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), onde uma feira promovida pelo MST (Movimento Sem Terra) aguardava os manifestantes.

Veja alguns registros publicados nas redes sociais:

Intenções de voto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a disputa presidencial, segundo pesquisa BTG/FSB divulgada na última segunda-feira (25). O petista apresentou 41% das intenções de voto, e Jair Bolsonaro (PL) apareceu em segundo lugar, com 32%, no cenário atual com 12 pré-candidatos aos cargo. Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 9%.

Na sequência da pesquisa, aparecem o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) e o deputado federal André Janones (Avante) com 3%. A senadora Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) pontuam com 1%. José Maria Eymael (DC), o deputado federal Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e Leonardo Péricles (UP) não alcançaram índices para pontuar. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Segundo turno

Para o segundo turno, Lula vence em todos os cenários em que está presente. Contra Bolsonaro, ele aparece com 52%, enquanto o atual chefe do Executivo tem 37%. Quem não escolheu nenhum dos dois representa 6%, brancos e nulos são 3% e não sabe/não respondeu somam 1%.

A pesquisa ouviu 2 mil eleitores de 16 anos ou mias entre os dias 22 e 24 de abril. Todas as entrevistas foram realizadas via telefone. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi feita pelo Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número de protocolo BR-04676/2022.

Larissa Reis[email protected]

Graduada em jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2021. Vencedora do 13° Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, idealizado pelo Instituto Vladimir Herzog. Também participou de reportagem premiada pela CDL/BH em 2022.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!